1.º CEB — Fenprof publica caderno reivindicativo

25 de setembro de 2023

Quando no ano letivo de 2021/2022 a Fenprof realizou a maior auscultação realizada aos professores do 1.º ciclo do ensino básico (1.º CEB), sobre aquelas que seriam consideradas as maiores preocupações dos professores com a sua profissão, dava-se início a um trabalho materializado em centenas de reuniões e encontros ao longo do ano letivo seguinte. Agora, a Fenrprof publica um caderno reivindicativo (com seis documentos) sobre os principais problemas do 1.º CEB e sugerem-se propostas para a resolução dos problemas que lhes dão origem. 

Com esta publicação — «1.º Ciclo do Ensino Básico: Exige-se respeito e reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação à profissão!» — pretende-se tornar claro, sem sensacionalismos e sem alimentar vãs esperanças, qual o posicionamento da Fenprof em relação a estas matérias, antecipando aquelas que serão as posições que serão assumidas perante os órgãos de soberania e na luta que, necessariamente, os professores terão de levar a cabo, sem a qual estes objetivos reivindicativos, que resultam das conclusões do inquérito, dificilmente se concretizarão.

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07 de setembro de 2023

É urgente a valorização do 1.º CEB

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3000 docentes do 1.º CEB responderam a um inquérito realizado pela Fenprof, onde defendem:

  • uma componente letiva de 22 horas (89%);
  • reduções do artigo 79.º iguais às dos outros setores (90%);
  • bolsas de docentes para substituições de curta duração (94%);
  • a eleição colegial dos coordenadores (89%);
  • a representação obrigatória na direção (96%).

Para este setor, a Fenprof defende:

  • A diminuição do número de alunos por turma (19 alunos e, no máximo 2 anos de escolaridade. Em turmas com mais de 1 ano de escolaridade ou com alunos beneficiários de medidas seletivas e adicionais, 15 ou 12 alunos, respetivamente).
  • A diminuição do número de horas da componente letiva para 22h.
  • A diminuição de tarefas administrativas e burocráticas.
  • Respeito pelos horários de trabalho nas suas várias componentes.
  • Respeito pelo estabelecido no artigo 79.º do ECD e equiparação aos restantes setores de ensino.
  • A definição clara das tarefas consideradas como componente letiva e não letiva.
  • A criação de uma bolsa de docentes para substituições de curta duração.
  • A alteração do atual modelo de AEC.
  • Um regime específico de aposentação (36 anos de serviço sem qualquer penalização).
  • A abertura de um debate público sobre o regime de docência.
  • A realização de provas de aferição por amostragem.
  • Discussão sobre a entrada condicional dos alunos no 1.º ano de escolaridade.
  • Alteração do regime de gestão que garanta a democraticidade, colegialidade, participação e elegibilidade de todos os órgãos.
  • Inclusão obrigatória de um professor do 1.º CEB na direção dos agrupamentos e atender à representatividade do setor no conselho pedagógico.
  • Impedir a imposição de projetos não requeridos pelas escolas e nem pelos professores.

Anexos

1.º CEB — Caderno Reivindicativo 1.º CEB — Conclusóes do Inquèrito 1.º CEB — Caderno Reivindicativo (capa) Valorizar o 1.º CEB (cartaz)

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