2016 — SPN/Braga: Debate sobre Inclusão (6/dez)
29 de novembro de 2016
Braga acolheu, em 6 de dezembro, a iniciativa “Falar de Inclusão”, promovida pela FENPROF em todo o país, neste caso, na região norte. “Falar de Inclusão” é uma iniciativa desenvolvida em parceria por FENPROF e CNOD, que conta com diversas atividades promovidas entre 3 e 13 de dezembro, respetivamente, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e data da adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Imagens do debate. Poderá ver mais imagens no FACEBOOK do SPN
TAMBÉM EM BRAGA SE FALOU DE INCLUSÃO
Em Braga, os dirigentes da FENPROF e SPN visitaram várias escolas (Secundária de Maximinos, Secundária Carlos Amarante e EB 2.3 de Lamaçães) que fazem da inclusão uma prática quotidiana. Nelas interagiram com colegas, tanto da educação especial, como do ensino regular, técnicos, assistentes operacionais e, o mais importante de tudo, crianças e jovens que, apesar das suas dificuldades, frequentam a escola de todos os meninos e jovens.
Nas três escolas visitadas foi retirada conclusão semelhante: é muito e bem o que é feito e só não é mais e ainda melhor porque os responsáveis pela Educação em Portugal, e não é de agora, não colocam à disposição das escolas os recursos que seriam necessários a uma resposta plena. Mas mesmo em relação a situações básicas, são vividos problemas complexos, como, por exemplo, os que decorrem da não substituição de assistentes operacionais e de técnicos, incluindo, numa das escolas, uma intérprete de língua gestual portuguesa que, temporariamente, se encontra impedida de exercer a sua atividade.
De tarde, no auditório da Escola Secundária D. Maria II, teve lugar um debate sobre inclusão, em que participaram dois docentes da Universidade do Minho (Ana Serrano e Luís Miranda Correia), o Secretário-Geral da FENPROF e a encarregada de educação de um jovem com espetro de autismo. Intervieram ainda no debate, entre outros professores presentes, a coordenadora do departamento de Educação Especial do SPN, Ondina Maia, e a coordenadora distrital do SPN, Júlia Vale, que também é membro do Secretariado Nacional da FENPROF.
Deste debate retirou-se, como conclusão principal, que a Inclusão é o grande desafio que se coloca à Escola Pública no século XXI. Todavia, foi consensual, só pode haver inclusão se houver recursos e tem sido essa, por norma, a principal dificuldade vivida pela escola para promover uma educação que seja verdadeiramente inclusiva.
6 de dezembro de 2016