Horas extraordinárias: a solução forçada para a falta de professores (JFC)
11 de novembro de 2025
A hora extraordinária corresponde ao período de trabalho prestado além do horário normal, legal ou contratual. Nas escolas, o recurso a esta “solução” sempre foi usado de forma pontual, para resolver situações muito específicas.
Contudo, deixou de o ser quando, para tentar colmatar o problema da generalizada falta de professores, foram dadas claras instruções às escolas para a utilizarem de forma generalizada.
A lei foi, inclusive, alterada, reduzindo a margem de recusa por parte dos docentes e transformando o que era voluntário em praticamente obrigatório, criando uma inaceitável pressão nesse sentido.
No entanto, o cálculo do pagamento destas horas extraordinárias tem sido feito de modo incorreto, em claro desrespeito pelo que está estipulado na lei.
Após forte pressão, a tutela reconheceu agora a irregularidade, corrigindo-a — não por iniciativa própria, mas por imposição.
Convém, por isso, recordar este facto, não vá o ministro apresentar este “aumento” como mais uma medida de valorização da carreira docente, como tantas vezes gosta de proclamar por aí.
José Feliciano Costa
CORREIO DA EDUCAÇÃO
11/nov — Horas extraordinárias: a solução forçada para a falta de professores
04/nov — Em modo pisca-pisca
28/out — Quem protege quem mais precisa?
21/out — Interesses privados ao ataque
14/out — Sem ovos não há omeletes
08/out — Educação para a Paz
30/set — A nova agência
23/set — Participar em manifestações: parece mal! (FG)
16/set — Falta de professores (JFC)
09/set — Questões de classe (FG)
02/set — E as crianças senhor? (JFC)
26/ago — O diabo da realidade (FG)
19/ago — O plano está traçado (JFC)
12/ago — A logica de Montenegro (FG)
05/ago — A reforma do Estado (JFC)
29/jul — Educação sexual (FG)
22/jul — Um passo maior que a perna (JFC)
15/jul — Cortinas de fumo (FG)
08/jul — Os números não enganam, a falta de professores é real e agrava-se (JFC)
01/jul — Factos & Mitos (FG)
24/jun — A Escola (JFC)
17/jun — Os exames e a avaliação (FG)
10/jun — Velhos problemas (JFC)
