Avaliação: uma cultura, um instrumento de gestão ou uma arma política?

O Departamento de Ensino Superior do Sindicato dos Professores do Norte tem a honra de o convidar a participar no debate que vai promover no Porto, no dia 6 de Junho (4ª feira) às 14,30 horas, subordinado ao tema:

 

 

Avaliação: uma cultura, um instrumento de gestão ou uma arma política?

 

 

Neste debate, que terá lugar no Anfiteatro 2 das instalações da FCUP na R. do Campo Alegre 1021/1055 (junto ao Jardim Botânico), procurar-se-á abordar a problemática da avaliação, encarada tanto no plano institucional como no do desempenho dos docentes.

 

Contaremos com intervenções convidadas de:

 

- Isabel Menezes

 

Isabel Menezes é professora associada do grupo de Ciências da Educação da FPCE-UP e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, onde tem dirigido projectos de investigação no domínio da Psicologia Política e Cidadania. Esteve envolvida na avaliação da faculdade e na construção do inquérito aos alunos que vai ser utilizado em toda a Universidade do Porto no próximo ano lectivo.

 

-  Joana Palha

 

Joana Palha é professora associada da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e investigadora do Instituto de Ciências da Vida e Saúde. Integra um projecto inovador na Medicina que surge orientado por uma perspectiva integrada bio-psico-social. Abordará a avaliação do desempenho docente como um requisito imprescindível para assegurar a qualidade e dinâmica das Universidades. Tendo em conta a natureza da sua missão, analisará critérios de avaliação do desempenho dos docentes que abrangem as vertentes de docência, investigação e gestão/interacção com a comunidade.

- Licínio Lima

Licínio Lima é professor catedrático do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, do I.E.P. da Universidade do Minho. É director do Curso de Mestrado Organizações Educativas e Administração Educacional. Foi membro da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação e é Coordenador de projectos de investigação sobre Investigação Avaliativa e Administração do Sistema Educativo e das Escolas.

- Maria Antónia Carravilla

 

Maria Antónia Carravilla é professora auxiliar do DEEC da FEUP e investigadora do Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (INESC Porto). Participou numa muito interessante experiência de benchmarking internacional da FEUP e integrou o grupo do INESC que produziu em 2006 um estudo encomendado pelo Ministério da Educação para propor os modelos de auto-avaliação e de avaliação externa dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, e para definir os procedimentos e condições necessários à sua generalização.

 

 

Departamento de Ensino Superior

do Sindicato dos Professores do Norte

 

Anexos

avaliacao_propostalei_aprovada_governo_23marco2007 debate_avaliacao

Partilha