6.6.24 — "E o tempo é para contar todo e para todos!"
06 de junho de 2024
Cumprindo o compromisso assumido de esclarecimento dos educadores e dos professores sobre as reuniões de negociação com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), a Fenprof realizou um plenário sindical imediatamente após a reunião de negociação suplementar do processo de recuperação do tempo de serviço dos docentes, em frente às instalações do MECI.
Conferir declarações de Mário Nogueira à saída da reunião suplementar.
Os presentes no plenário, e foram muitos, ficaram a saber os contornos de uma reunião que a Fenprof classificou de “muito útil”, pois permitiu esclarecer algumas dúvidas suscitadas pelo documento assinado com outras organizações sindicais, bem como corrigir algumas das injustiças do futuro diploma. Por esse motivo, o secretário-geral da Fenprof lamentou que, a 21 de maio, algumas organizações sindicais tenham assinado um acordo com o MECI sem que tivessem sido esgotadas todas as vias possíveis para a melhoria do documento, pois tal comprometeu e limitou a ação da Fenprof e das outras organizações que quiseram levar a negociação até ao limite, com o intuito de obter o melhor acordo possível.
[Clicar nas imagens.]
30 de maio de 2024
6.6.24 — Concentração e plenário de educadores e professores (6/jun)
“O tempo é para ser todo recuperado por todos e sem novas perdas” é o lema da concentração e plenário de educadores e professores, frente ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), a partir das 8h30, do dia 6 de junho (6.6.2024)
— INSCRIÇÕES —
(Contactar as delegações do SPN)
Em 6.6.23, os educadores e os professores fizeram uma grande greve e duas manifestações memoráveis (Lisboa e Porto) pela recuperação dos 6A 6M 23D. Um ano depois exige-se que o tempo seja todo recuperado por todos e sem novas perdas. Enquanto decorre a negociação suplementar, os docentes reclamam os seus direitos e contestam tratamento desigual.
Nesta negociação suplementar, a Fenprof apresentará propostas visando:
- Não deixar ninguém de fora
- Não limitar a recuperação apenas a parte do tempo perdido
- Não criar desigualdades que resultem em novas ultrapassagens
- Impedir que, pela aplicação das vagas, seja perdido tempo de serviço
- Garantir que não serão eliminados direitos adquiridos
A Fenprof apela à participação de todos, pois, assim, dar-se-á mais força a quem não abdica de uma solução justa, para todos e não cede à pressão de assinar um acordo desnecessário para os docentes. O acordo só é importante para as intenções do MECI.
A ausência ao serviço para a participação neste plenário é justificada ao abrigo da lei sindical.