Várias escolas sem listas docentes candidatas ao Conselho Geral Transitório (2008)
27 de maio de 2008
Vários agrupamentos sem listas docentes candidatas ao Conselho Geral Transitório - Muitos outros adiam processo para Setembro.
A pouco e pouco, vai chegando a informação, de muitos agrupamentos e escolas secundárias, da ausência de listas docentes candidatas ao Conselho Geral Transitório ou do adiamento do processo para o próximo mês de Setembro. Depois de algumas notícias que aqui iam sendo avulsamente colocadas, deixamos agora uma primeira lista de escolas e agrupamentos da região Norte onde uma ou outra das situações referidas esteja a acontecer. Esta informação irá sendo regularmente actualizada, à medida que formos recebendo mais informação, para o que apelamos a todos os colegas que colaborem nesta tarefa, enviando informações para o mail geral@spn.pt.
Como seria de esperar, os exemplos vão sendo conhecidos. Agora chegou ao conhecimento da Direcção do SPN que também no na Escola Secundária de Valongo, como antes nos agrupamentos de Gualtar, em Braga, e Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves, terminou o prazo para apresentação de listas candidatas ao Conselho Geral Transitório sem que tenha sido apresentada qualquer candidatura. Lembra-se que também na Escola Secundária António Nobre, no Porto, o mesmo já sucedera.
Por outro lado, são também muitas as escolas que adiam todo o processo para o próximo mês de Setembro, tal como foi possibilitado pelo entendimento entre a Paltaforma Sindical e o Ministério da Educação.
PROFESSORES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA DIZEM NÃO AO NOVO MODELO DE DIRECÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS
No âmbito do amplo debate democrático que o DIA D proporcionou, um grande número de professores da Escola S/3 de Santa Maria da Feira rejeitou os fundamentos, os termos e as intenções do novo modelo de gestão das escolas e comprometeu-se a não viabilizar o seu funcionamento, por via da não apresentação de candidaturas dos professores ao conselho geral transitório.
Com base neste compromisso, e na convicção de que era importante mostrar rapidamente que os professores podem, só por si, derrotar o modelo do ME, foi aberto concurso e os docentes não apresentaram candidaturas.
Se este exemplo se multiplicar e se conseguirmos, por esta via, evitar a constituição do conselho geral num número muito significativo de escolas, estaremos a impor uma importante derrota à equipa de Lurdes Rodrigues e a dar corpo à exigência de que a manutenção de um modelo democrático, colegial e electivo é, hoje, inseparável do combate à desprofissionalização e à descaracterização da profissão docente que os actuais responsáveis do ME, fiéis discípulos da ideologia neoliberal, por todos os meios pretendem impor.
Seguir o exemplo dos professores da Escola S/3 de Santa Maria da Feira e rejeitar um modelo marcado pelo centralismo, pelo autoritarismo e pelo seguidismo é também contribuir para a derrota de uma ideologia bacoca, mas perigosa, que pretende destruir a solidariedade e a igualdade e instalar no seu lugar o individualismo, a indiferença, a insegurança, a obediência e a submissão.
Santa Maria da Feira, Junho de 2008.
Escola Secundária António Nobre sem listas docentes candidatas ao Conselho Geral Transitório
Tal como vem acontecendo em várias escolas de todo o país, terminado o prazo aberto na Escola Secundária António Nobre, no Porto, para apresentação de listas candidatas ao Conselho Geral Transitório previsto no artigo 60.º do Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril, não teve lugar a apresentação de qualquer candidatura ao órgão em causa. Lembramos que, nos termos do disposto no citado decreto-lei, a não criação deste órgão impede, na prática, a aplicação do novo modelo de gestão, pois seria o Conselho Geral Transitório a promover os procedimentos que levariam à selecção do futuro director.
O SPN, desde o início muito crítico deste novo modelo, saúda os docentes desta escola e aproveita para renovar o apelo a que em cada escola e agrupamento se evitem as precipitações e que sejam muito bem discutidas todas as implicações deste novo modelo, na certeza de que muitas mais decisões deste tipo irão, naturalmente, surgir.