SPN solidário com professora agredida
28 de outubro de 2022
O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) manifesta a sua solidariedade com a professora agredida, por uma encarregada de educação, na Escola Básica de Boca do Monte, na freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão.
Por diversas vezes, o SPN tem denunciado a violência sobre os professores nas escolas, apontando para um recrudescimento do ambiente de insegurança para todos os que nela trabalham e para o conjunto da comunidade educativa. Não se trata, pois, de um caso isolado! Ainda em meados de outubro mês, foi noticiado outro caso na Figueira da Foz e outros haverá, certamente.
É convicção do SPN que estas manifestações de violência, não podendo ser dissociadas do ambiente desagregador que se vive na sociedade em geral, merecem uma resposta que, entre outras medidas, passam pela valorização dos profissionais nas escolas. É urgente que a tutela reconheça este problema na sua devida dimensão e atue em conformidade, tomando medidas no sentido de garantir a segurança quer dos trabalhadores (assistentes operacionais, técnicos e docentes), quer da comunidade escolar.
O SPN reitera especial solidariedade com a professora agredida no desempenho das suas funções, mas também com toda a comunidade afetada por este clima de insegurança a que urge pôr cobro através da devida resposta política.