Fenprof saúda congresso dos jornalistas
18 de janeiro de 2024
Saudação da Fenprof ao 5.º Congresso dos Jornalistas
Em nome da FENPROF e em representação sindical da comunidade docente e de investigação científica saudamos o 5.º Congresso dos Jornalistas portugueses.
Como educadores, compreendemos a importância vital do trabalho dos jornalistas na formação de uma sociedade esclarecida e comprometida. Defender o emprego, a qualidade dos vínculos e combater a precariedade são, por si só, inevitavelmente, aspetos que atribuem a este Congresso uma emergência que não pode ser ignorada.
O jornalismo tem um papel imprescindível na disseminação do conhecimento, na promoção da democracia, da pluralidade e da defesa dos valores éticos. O seu compromisso com a verdade e a responsabilidade social é imprescindível para o desenvolvimento de um país. Com este Congresso, confiamos que os debates e as deliberações contribuam para reforçar a vossa intervenção coletiva e profissional, fortalecendo a relevância da vossa organização representativa em confronto com os poderes e interesses que têm vindo a pôr em causa o papel insubstituível do jornalismo e da informação.
50 anos após a Revolução de Abril, o jornalismo tem um notável registo de participação ativa e determinante na defesa da Liberdade. Esperamos, por isso, que este Congresso – espaço de partilha de experiências – fortaleça a solidariedade entre os membros desta importante classe profissional, que se confrontam com muitas dificuldades – empregos e vidas em risco, de muitos e muitos jornalistas, e sobrevivência, até, de órgãos de comunicação social que, quer no plano local e regional, quer a nível nacional, têm uma história e uma relevância que não podem ser descartadas.
Estamos certos de que saberão encontrar os caminhos construtivos, solidários e de compromisso renovado.
O Secretariado Nacional da FENPROF
10 de janeiro de 2024
SPN solidário com os trabalhadores do Global Media
A propósito da luta dos trabalhadores do Global Media Group, a Direção do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) faz publicar a seguinte nota de solidariedade:
Os trabalhadores do Global Media Group (“Jornal de Notícias”, “TSF”, “O Jogo”, “Diário de Notícias”, Naveprinter e os vários setores e marcas do grupo) fizeram hoje, quarta-feira, dia 10 de janeiro, um dia de greve, em protesto pela situação que atravessam, marcada pela dispensa de trabalhadores, suspensão de recibos verdes e o não pagamento de salários e subsídio de Natal.
Esta iniciativa em defesa dos salários e dos postos de trabalho contou com a participação solidária do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), que esteve presente na manifestação convocada junto à antiga sede do “Jornal de Notícias”, com deslocação até à Câmara Municipal do Porto.
Como trabalhadores que somos, não podíamos deixar de estar ao lado de quem vê negado o pagamento do seu salário e ameaçado o seu posto de trabalho.
Em particular, como professores, saímos à rua a sublinhar o valor da informação na produção de conhecimento e como recurso educativo, sendo conscientes de que não há informação livre sem respeito pelos direitos de quem nela trabalha.
A Direção do SPN