Fenprof reúne com PAN e BE (24/jan)


24 de janeiro de 2024

PAN e BE receberam, respetivamente de manhã e de tarde, a Fenprof em reunião sobre os problemas da Educação, com a certeza de que a Federação vai continuar atenta às promessas eleitorais, sem se deixar “encantar por cantos de sereias”, pois os compromissos terão de ser assumidos pelo governo que sair das legislativas de 10 de março.

Em ambas as reuniões, a Fenprof defendeu a necessidade de um maior investimento na valorização da profissão docente e de um maior financiamento da Escola Pública, a única que garante o acesso à Educação a todas as crianças e jovens, a única que é verdadeiramente universal e inclusiva. A recuperação do tempo de serviço é fundamental, mas os educadores e os professores não permitirão que esta se faça a qualquer preço.

Com vista a continuar a ronda pelos partidos, a Fenprof aguarda, ainda, resposta do PS e do PSD ao pedido de reunião enviado no final de 2023.


18 de janeiro de 2024

Fenprof reúne com PCP (18/jan)

A Fenprof reuniu com o Partido Comunista Português (PCP) para apresentar as suas propostas para a próxima legislatura e conhecer os seus compromissos, em especial para a Educação, a Escola Pública e os seus profissionais. 

A Federação avançou com a ideia de que a recuperação do tempo de serviço é apenas uma suas das preocupações que terá que ser efetivada rapidamente, sob pena de excluir muitos educadores e professores. Num momento em que o país enfrenta uma enorme falta de professores, a valorização e o rejuvenescimento da profissão, bem como um maior investimento na Educação, terão que ser vetores fundamentais da política do próximo governo e o financiamento previsto para o setor terá que se aproximar, cada vez mais, do valor de 6% do PIB, recomendado internacionalmente. A Fenprof defendeu, ainda, a necessidade de alocar mais recursos para a educação inclusiva.

Por seu turno, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, defendeu, igualmente, a necessidade de aumentar o investimento da Educação e na Escola Pública e manifestou disponibilidade para analisar as propostas da Fenprof na construção do programa eleitoral da CDU.


16 de janeiro de 2024

Primeira reunião com os partidos — Livre (9/jan)

A Fenprof pediu reuniões aos partidos políticos para apresentar as suas propostas para a próxima legislatura e conhecer os seus compromissos, em especial no que respeita à Educação, Escola Pública e os seus profissionais. A primeira reunião aconteceu no dia 9 de janeiro, com o Partido Livre. A ronda prossegue com o PCP (18/jan) e com o BE (24/jan), ambas nas sedes nacionais dos partidos.

  

Partilha