Profissionalização na U. Católica

Propostas sobre vinculação apresentadas pela FENPROF ao ministro da Educação e Ciência

 

Car@ sóci@ do SPN,

Na tarde da passada Sexta-feira, dia 21 de Setembro, uma delegação da FENPROF reuniu com o ministro Nuno Crato e com os seus secretários de Estado, na qual procedeu à entrega de várias propostas concretas sobre variados assuntos, do que já demos informação a todos os nossos sócios. Contudo, pela importância que tem para os docentes contratados e desempregados, vimos aqui dar especial relevo à apresentada sobre vinculação de professores. Trata-se de propostas que respeitam as normas laborais gerais, que incluem os docentes que ficaram desempregados no início deste ano escolar e respeitam a situação profissional e graduação dos professores.

MEC autoriza abertura de curso de profissionalização em serviço pela Universidade Católica

Também passível de interessar aos colegas é a recente publicação do Despacho n.º 12173/2012, de 17 de Setembro, de autorização de abertura do curso de profissionalização em serviço para docentes das escolas profissionais, públicas e privadas, a ministrar pela Universidade Católica Portuguesa, no ano lectivo de 2012-2013. Lembramos que este diploma poderá vir a desbloquear o que era até agora uma impossibilidade, designadamente nos cursos ministrados pela Universidade Aberta, ou seja, a profissionalização de docentes portadores de habilitação própria para a leccionação de Educação Moral e Religiosa Católica.

Próximas acções de luta


Para terminar, não podemos deixar de reiterar o apelo à participação nas próximas acções de luta a realizar, pois, como já afirmámos em mensagem anterior, não podem os educadores e professores, evidentemente, ficar sentados à espera que as situações se resolvam apenas pela via negocial, sendo necessário manter a pressão sobre o Governo e o MEC a todos os níveis, designadamente através de uma forte participação nas próximas acções de luta, designadamente:

Manifestação Nacional “Todos a Lisboa!”, em 29 de Setembro;

Acções marcadas para 5 de Outubro, Dia Mundial dos Professores;

Marcha contra o Desemprego, de 5 a 13 de Outubro.

 

Compreendendo a importância de lutarem pelos seus direitos e de defenderem uma Escola Pública que nunca esteve tão ameaçada,os Professores e Educadores Portugueses não podem abrandar a luta!

 

Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o seu browser os seguintes endereços:

 

- Iniciativas de comemoração dos aniversários d’a Página da educação e do SPN

http://www.spn.pt/?aba=27&cat=191

 

- Propostas sobre vinculação de professores

http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_6679/Anexos/VINCULACAODE_PROFESSORES_E_EDUCADORES.pdf

 

- Manifestação Nacional de 29 de Setembro

http://www.spn.pt/?aba=27&cat=5&doc=3235&mid=115

 

Acções em 5 de Outubro, Dia Mundial dos Professores (inscrição online)

http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=6673

 

Marcha contra o Desemprego

http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=6576

 

Saudações sindicais!

 

'A Direcção

Partilha