Fenprof entrega moção no ME (7/out)
7 de outubro de 2022
Uma delegação da Fenprof deslocou-se ao Ministério da Educação (ME) para entregar a moção aprovada pelos educadores e professores no plenário nacional do dia 4 de outubro. Com este ato, a Fenprof pretende sublinhar, junto do ministro da Educação, a necessidade de o Orçamento do Estado para 2023 (OE/2023) incluir verbas necessárias à resolução dos problemas da profissão docente e para os quais a Fenprof tem propostas que já apresentou diversas vezes. Serve, igualmente, para lembrar que Federação apresentou ao ME, em agosto, uma proposta de protocolo negocial para a legislatura, com questões a ter em conta no OE/2023, para a qual ainda não obteve qualquer resposta.
De realçar a indisponibilidade do ME para receber a Moção. Uma hora depois de esperar por responsáveis ministeriais, a delegação da Fenprof abandonou as instalações, deixando ficar o documento, não sem manifestar a sua indignação com mais uma manifestação de falta de respeito para com os docentes portugueses.
4 de outubro de 2022
Plenário nacional assinala Dia do Professor (4/out)
Cerca de um milhar de docentes de todo o país participaram no plenário nacional de educadores e professores, junto da Assembleia da República, promovido pela Fenprof e realizado no dia 4 de outubro (terça-feira). O plenário serviu para assinalar o Dia Mundial do Professor. No final, os educadores e os professores presentes aprovaram a moção "Mensagem dos Professores e Educadores dirigida ao Governo de Portugal, à Assembleia da República e a todos os Portugueses e todas as Portuguesas".
As fotografias (HB)
[Clicar nas imagens.]
Reportagem fotográfica de HB
As fotografias (Fenprof)
[Clicar nas fotos.]
As intervenções
Manuela Mendonça - "Transformar a Educação começa com os/as professores/as"
José Feliciano Costa - Sobre o protocolo negocial proposto ao ME
Vítor Godinho - "Regime de concursos: nem amiguismos, nem submissão"
Francisco Gonçalves - Mobilidade por Doença
Saudações ao Plenário Nacional de Professores e Educadores
22 de setembro de 2022
Plenário Nacional em Lisboa (4/out) — Inscrições
Inscrições encerradas