150 mil! — A maior manifestação de professores de sempre!
11 de fevereiro de 2023
150 mil pessoas desfilaram pelas ruas de Lisboa na maior manifestação de sempre de educadores e professores. Num Terreiro do Paço lotado, as 9 organizações sindicais promotoras da manifestação anunciaram as próximas ações de luta dos educadores e professores.
São elas:
- 13 a 17 de fevereiro: Semana de Luto de Luta, com protestos diários nas escolas, designadamente nos dois dias das próximas reuniões de negociação com o Ministério da Educação - 15 de fevereiro às 15 horas e 17 de fevereiro às 10 horas;
- 23, 24, 27 e 28 de fevereiro: Dias DDDD - Debate Democrático de Dignificação da Docência, onde serão apresentadas as propostas do ME e debatidas as formas de luta a adotar, se necessário, até final do ano letivo;
- 2 e 3 de março: greves e manifestações
- dia 2 - distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com manifestação na cidade do Porto;
- dia 3 - distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, com manifestação na cidade de Lisboa.
Saudação do Secretariado Nacional da Fenprof, a respeito da manifestação de 11/fev:
|
[Clicar nas imagens.]
Ver reportagem fotográfica de HB
[Clicar nas imagens.]
Ver + fotografias da manifestação
Todas as fotografias, com reportagens de:
Quatro horas de desfile
Foi histórica a manifestação que, em 11 de fevereiro de 2023, juntou 150 mil manifestantes em defesa da profissão de educador/professor. Infelizmente não foi possível juntar todos no Terreiro do Paço durante as intervenções, devido à grandiosidade da manifestação, com uma dimensão nunca vista.
A sua dimensão levou a que o desfile durasse mais de quatro horas e que as intervenções, apesar de retardadas cerca de hora e meia, não pudessem ser ouvidas por todos. Milhares de docentes tiveram de se dirigir aos autocarros para o regresso a casa e muitos outros estavam ainda no percurso que haveria de terminar no Terreiro do Paço. Ainda assim, apesar da noite e de alguns chuviscos que se fizeram sentir, continuaram a ser muitos milhares, de todo o país, os que puderam assistir.
A luta dos educadores e professores está firme e determinada e, a não haver respostas por parte do ME/governo para os problemas que afetam a profissão, a luta não irá parar!
Saudações à luta dos educadoes e professores portugueses
Susan Flocken, Diretora do CSEE
Mensagem do Secretário-geral da Internacional da Educação (IE)
José Augusto Cardoso, Secretário-geral da CPLP-SE
Catarina Menor, AEES Casquilhos (Barreiro) e Movimento A Voz dos Estudantes