2014 — NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, INCLUSIVA E UNIVERSAL
Debate em Paredes - 8 de maio.
EM MATOSINHOS:
XX
No âmbito dos 40 anos do 25 de Abril e na continuação do seu plano de trabalho em Defesa da Escola Pública, de Qualidade, Inclusiva e Democrática, a Direção do SPN realizou na EB de Leça da Palmeira, o seu primeiro debate com os parceiros educativos, na Área Sindical do Porto, sobre as transformações ocorridas nos últimos anos na sociedade portuguesa e nas escolas.
O objetivo foi o de refletir sobre as dificuldades sentidas nas escolas do concelho e procurar juntar esforços no sentido de se inverter o caminho de destruição da Escola Publica.
O encontro/debate contou com a participação do vereador da educação, Professor Correia Pinto, da Coordenadora do SPN, de 10 dos 12 presidentes (e/ou seus representantes) dos Conselhos Gerais das escolas de Matosinhos, bem como representantes de Associações de Pais e do Pessoal não docente. Lamentavelmente, não esteve presente ninguém das Associações de Estudantes, apesar de terem sido convidados a participar.
Deste debate (considerado pelos presentes como oportuno e necessário) ficou o compromisso de cada um procurar, nos seus contextos de trabalho, promover idênticos debates de modo a mobilizar as diversas comunidades educativas, para a defesa deste direito humano básico (e uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril) que é a Escola Publica. Sempre na defesa dos professores e da Escola o SPN reafirmou a sua disponibilidade para apoiar as diversas iniciativas desenvolvidas, neste âmbito, nas diversas comunidades educativas.
Foi um excelente momento de partilha e reflexão, pelo que agradecemos a todos os participantes e em especial ao representante do Conselho Geral da escola anfitriã, pelo acolhimento e disponibilidade demonstrados.
(A coordenadora da Distrital do Porto, Maria José Araújo)
4 de abril (sexta-feira), às 21:30 horas
Auditório da EB2/3 Engº Fernando Pinto de Oliveira (Leça da Palmeira)
(Rua do Sol Poente 4450-793 Leça da Palmeira)
No âmbito dos 40 anos do 25 de Abril, a Direção do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) decidiu promover um conjunto de reuniões com representantes da comunidade educativa da sua área de influência, visando analisar a situação educativa e debater as implicações das transformações profundas que se têm vindo a operar no funcionamento do sistema educativo e das escolas.
Convidados:
Representantes da Câmara Municipal, dos pais/encarregados de educação, dos conselhos gerais dos agrupamentos de escolas, dos estudantes e do pessoal não docente.
(Aberto à comunidade educativa)