Legislativas/2025 — Partidos recebem Fenprof

16 de abril de 2025

Prosseguem as reuniões da Fenprof com os partidos políticos, no âmbito das Legislativas/2025. Agora, foi a vez do Livre que ouviu as prioridades da Federação e que passam pela valorização profissional dos docentes, pelo reforço do investimento na escola pública, e por uma educação efetivamente inclusiva em escolas com uma gestão democrática. Este é um processo que passa, necessariamente, pela revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), pela criação de melhores condições de trabalho e pela implementação de medidas que possam atrair os mais jovens para a profissão, uma vez que o problema da falta de professores é um dos mais graves e de mais urgente resolução que deverá implicar toda a sociedade portuguesa.


15 de abril de 2025

Legislativas/2025 — BE recebe Fenprof

O Bloco de Esquerda (BE) foi o primeiro partido a receber a Fenprof, que entregou uma versão atualizada da Carta Reivindicativa cujas propostas assentam em cinco eixos fundamentais: revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), reforço do investimento público e o financiamento da Educação, municipalização, gestão democrática das escolas e educação inclusiva. Fazem parte, ainda, questões relacionadas com o ensino superior e ciência, ensino particular e cooperativo e aposentação.

 


Legislativas/2025 Fenprof reúne com os partidos

14 de abril de 2025

Na sequência dos pedidos apresentados pela Fenprof, realizam-se, esta semana, as três primeiras reuniões com partidos políticos, aguarda-se a marcação das restantes. Estes encontros serão importantes para a apresentação propostas da Fenprof para a próxima legislatura e que se centram nas questões da carreira profissional, gestão escolar, inclusão, ensino superior e ciência, ensino particular e cooperativo e aposentação.

Assim:

  • BE — 15/abr (11h)
  • Livre — 16/abr (16h)
  • PCP — 17/abr (11h)