FENPROF entregou no ME abaixo-assinados do 1º Ciclo (2010)

15 de junho de 2010

No passado dia 9 de Junho, pelas 14 horas, uma delegação com representantes do 1º Ciclo, dos diversos sindicatos da FENPROF, juntamente com o seu secretário-geral, entregou no ME, ao Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, os abaixo-assinados com reivindicações para o 1º Ciclo, assinados por cerca de 10.000 professores deste nível de ensino.

 

Aquando da entrega do abaixo-assinado, foi salientada a elevada carga horária destes professores (25h lectivas + 90m para apoio ao estudo + 30m para outras funções) e dados exemplos das inúmeras tarefas a que estes professores estão sujeitos (muitas delas de carácter meramente burocrático, que podiam perfeitamente passar para a alçada dos Serviços Administrativos dos Agrupamentos ou para os Assistentes Operacionais), e que lhes retiram muito do tempo de trabalho individual, comprometendo seriamente a qualidade das aulas que leccionam, com nefastas consequências na construção do “edifício educativo” das nossas crianças.

 

Foi também salientado o elevado tempo que as crianças passam na escola, nomeadamente devido à forma como foram implementadas as AECs (sem atender à diversidade local e a decorrerem essencialmente nas salas de aula) e como estas se estão a sobrepor às actividades curriculares, nomeadamente na elaboração dos horários. Alertou-se ainda o Senhor Secretário de Estado para a importância de se repensar a organização deste nível de ensino. O Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação mostrou-se sensível às questões apresentadas, revelando intenção de as analisar e de retirar a estes docentes as tarefas perturbadoras do exercício da sua principal função. Por isso, aguardaremos com a esperança que algo aconteça! Caso contrário, cá estaremos para lutar com e pelos professores deste sector de ensino ao qual me orgulho de pertencer.

 

Mª José Araújo Silva (Direcção Distrital do Porto do SPN) *

 

* Texto a publicar na Revista SPN-Informação de Junho de 2010


Veja também a notícia no site da FENPROF!

Partilha