FENPROF e SNESup reúnem hoje, sexta-feira, com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Nesta 6ª feira, dia 27 de Junho de 2008, às 18h, vai realizar-se no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior uma reunião conjunta da FENPROF e do SNESup com o Ministro Mariano Gago, após grande insistência daquelas organizações sindicais. Não se realiza, há já mais de um ano, qualquer reunião entre o MCTES e as organizações sindicais dos docentes e dos investigadores.

Na ocasião será feita a entrega do texto de uma petição que já recolheu mais de 3500 assinaturas e que continuará disponível à subscrição de todos os docentes do ensino superior e investigadores que ainda a não tenham assinado.

Esta petição relaciona-se com a necessidade de serem levadas em conta a especificidade das carreiras do ensino superior e da investigação científica na aplicação a estas do disposto na Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações (Lei 12-A de 2008). A petição, nomeadamente, reclama soluções concretas para o elevadíssimo grau de precariedade que se verifica e medidas relativas à definição de uma tabela salarial e ao descongelamento dos actuais escalões.

Informa-se ainda que a FENPROF e o SNESup solicitaram ao Ministro que, para além desta matéria, fossem tratadas na reunião outras questões. Entre estas destacam-se as seguintes:

- Aplicação do subsídio de desemprego a quem deixou de ter contrato antes da entrada em vigor da lei que procedeu à aprovação daquele apoio social aos docentes do ensino superior e aos investigadores

- Enquadramento laboral dos docentes e investigadores do ensino superior particular e cooperativo;

- Subfinanciamento das instituições de ensino superior.

Os dirigentes da FENPROF e do SNESup encontram-se à disposição para falar com as(os) Senhoras(es) jornalistas, no local da reunião, meia hora antes ou logo a seguir.

A FENPROF                  O SNESup

 

Partilha