Exames, Carta Aberta, Carta de Princípios e Seminário (2005)
07 de janeiro de 2005
Secretariado Nacional da FENPROF de 21 e 22 de Dezembro
Da reunião resultaram as seguintes decisões:
- Reafirmar a oposição da FENPROF à realização, este ano, dos exames previstos para o 9º ano de escolaridade a Português e Matemática, dada a forma desastrada como o ME iniciou este ano lectivo. Aliás, a impossibilidade prática de concluir os programas, pelas razões já apontadas, foi já reconhecida por numerosas escolas durante as avaliações do 1º período. A FENPROF incita os professores a um aprofundamento da discussão sobre os exames e desenvolverá com esse objectivo algumas acções nos tempos próximos.
- Elaborar uma Carta Aberta a toda a sociedade, a divulgar no próximo dia 28, exigindo que as auditorias e inquéritos desenvolvidos em torno do processo de concursos, e cujos prazos divulgados já expiraram, sejam de facto concluídos e publicitados; continuar a exigir a reparação dos erros e injustiças decorrentes do último concurso de docentes ainda não corrigidos.
- Intervir nas eleições legislativas que se aproximam através da elaboração de uma Carta de Princípios e Orientações em defesa da Escola Pública e da Qualidade do Sistema Educativo com que confrontará os partidos concorrentes.
- Marcar para os dias 17 e 18 de Março de 2005 um Seminário de reflexão aprofundada sobre a formação inicial e contínua dos professores.