Encontro Nacional do Ensino Particular e Cooperativo
19 de novembro de 2018
Pela dignificação da função docente nos Ensinos Particular e Cooperativo, Artístico Especializado e Profissional
Da Resolução aprovada por unanimidade e aclamação:
A FENPROF entende que a dignificação da função docente no EPC, EAE e EP tem de assentar:
- Na celebração de um CCT que aproxime claramente as condições de trabalho neste setor às que são praticadas no Ensino Público, nomeadamente quanto a horários e remunerações. A FENPROF reafirma a sua total disponibilidade para continuar as negociações com a CNEF a fim de celebrar um CCT que responda a este objetivo e salvaguarde o funcionamento dos diversos estabelecimentos de ensino;
- No reconhecimento, para efeitos de progressão na carreira, de todo o tempo de serviço docente prestado, independentemente de ser em estabelecimento de Ensino Privado ou estabelecimento de Ensino Público;
- Tal CCT deve abranger os docentes do ensino artístico especializado e do ensino profissional em igualdade de condições com os docentes do ensino regular, sem prejuízo de adequações decorrentes de especificidades destas modalidades de ensino;
- Na fiscalização e controlo, por parte do Ministério da Educação, dos financiamentos públicos a estabelecimentos do Ensino Privado, de modo a evitar a utilização dessas verbas para fins distintos do seu objetivo;
- Na exigência de as verbas necessárias para o funcionamento das escolas com contratos estabelecidos com o Ministério da Educação serem transferidas atempadamente, de modo a permitir o seu normal funcionamento, nomeadamente no que respeita ao cumprimento do pagamento mensal de vencimentos;
- Na estabilidade profissional, pondo fim a despedimentos injustos e ilegais;
- No reforço da organização sindical no EPC, EAE e EP, exigindo o termo da chantagem e das ameaças face ao exercício dos direitos sindicais e laborais, que se verificam em muitos estabelecimentos de ensino.
Porto, 17 de novembro de 2018
Reportagem fotográfica de HB
VER TODOS AS INTERVENÇÕES
ABERTURA
1.ª SESSÃO – Contratação coletiva
Caducidade das convenções coletivas
e seus efeitos nos contratos individuais de trabalho
Ausência de convenção coletiva nas relações laborais.
Consequências sociais para os docentes
DEBATE
Marta Moreira
Vítor Juvenal
Graça Sousa
Antónia Pacheco
Pedro Nunes
APRECIAÇÃO FINAL
2.ª SESSÃO – O interesse público da função docente no EPC:
perspetivas políticas para a sua concretização. Dignificação da profissão docente no setor
INTERVENÇÕES
Graça Sousa (Intervenção introdutória)
DEBATE
Marco Pedrosa
Tiago Derrica
Manuel Vieira
Luís Saldanha
Marta Moreira
Edmundo Pires
Rui Paiva
Anabela Freire
Margarida Caldeira
APRECIAÇÃO FINAL
RESOLUÇÃO
Aprovação da Resolução do Encontro
ENCERRAMENTO
31 de outubro de 2018
Encontro Nacional do Ensino Particular e Cooperativo, no Porto
A Fenprof vai realizar no Porto, Auditório da Faculdade de Psicologia do Porto, no dia 17 de novembro, o Encontro Nacional do Ensino Particular e Cooperativo com o seguinte lema: “A dignificação da função docente no Ensino Particular e Cooperativo, Ensino Artístico Especializado e Ensino Profissional”.
Neste Encontro, um dos temas de debate prende-se com as questões relacionadas com a contratação coletiva, nomeadamente a caducidade e a ausência de convenção coletiva da Fenprof, e as fortes consequências para os docentes do EPC. Para esta sessão, foram convidados Jorge Leite e Manuel Carvalho da Silva.
No seguimento da Petição do EPC, da qual se aguarda agendamento para discussão na Assembleia da República, a Fenprof convidou todos os grupos parlamentares que se irão pronunciar sobre “O interesse público da função docente no EPC: perspetivas políticas para a sua concretização. Dignificação da profissão docente no setor”.
Com esta iniciativa a Fenprof pretende ir ao encontro das expectativas dos docentes do EPC, EAE. e EP, não abdicando da defesa dos seus direitos, tendo como objetivo a negociação de um CCT que dignifique a profissão docente neste setor de ensino.
A participação dos docentes é da maior importância no sentido de contribuir para enriquecer a discussão dos temas propostos.