ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES (7 de dezembro): Professores e Educadores aprovam Resolução, exigindo "mudanças efetivas"
Professores e Educadores aprovam Resolução, exigindo "mudanças efetivas"
O auditório Professor A. Simões dos Santos, da Faculdade de Medicina Dentária, na Cidade Universitária de Lisboa, acolheu na tarde da passada quarta-feira, 7 de dezembro, o encontro nacional de docentes em representação das escolas e agrupamentos e dos diferentes setores de educação e ensino.
"Aposentação, vinculação, horários de trabalho, carreiras e gestão democrática são exigências prioritárias a que o ME se escusa, mas por que os professores lutarão", como destaca a resolução aprovada.
"Os professores são o alimento principal de uma escola de qualidade e os professores portugueses são dos melhores que existe no mundo, o que também não será alheio ao facto de serem dos mais bem qualificados que existem", registou Mário Nogueira na abertura do encontro. No final, os participantes dirigiram-se ao ME, na "5 de Outubro", para entrega dos documentos aprovados.
- Prioridades para a ação reivindicativa
- Resolução (aprovada por unanimidade)
Intervenção de Mário Nogueira:
(TEXTO)
Com o objetivo de efetuar o balanço de 1 ano de mandato do Ministério da Educação, vai a Fenprof realizar um Encontro Nacional de educadores e professores em representação das escolas, no dia 7 de Dezembro de 2016. A iniciativa realizar-se-á no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária (Cidade Universitária de Lisboa) e terá início às 14 horas.
Em análise estará a avaliação do processo negocial e as propostas do ME para revisão da legislação de quadros e concursos, assim como a concertação de uma tomada de posição sobre o projeto de diploma. Outras matérias, que constituem prioridades reivindicativas da Federação, estarão em discussão, como a aposentação, vinculação, descongelamento das carreiras, reorganização dos horários de trabalho e gestão democrática das escolas.
De seguida, os participantes no Encontro desfilarão em direção ao ME onde se realizará uma concentração e será feita a entrega do abaixo-assinado “Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”, para além, naturalmente, da entrega da tomada de posição aprovada sobre concursos.
O transporte será assegurado pelo Sindicato, pelo que deverão os interessados contactar uma das delegações do SPN.