DREN falseia grosseiramente dados de adesão à greve (17 e 18/out/2006)
25 de outubro de 2006
A propósito do nível de adesão à greve
Decididamente, os responsáveis do Ministério da Educação teimam em fazer contas erradas. Por exemplo, na área da DREN (Direcção Regional de Educação do Norte), os formulários enviados às escolas para recolha de dados de adesão à greve é um exemplo de "desconhecimento" das mais elementares regras do cálculo estatístico. Senão vejamos:
Por exemplo, pensemos numa escola de 2º e 3º ciclos com 100 professores, em que 30 tinham trabalho ao 1.º tempo da manhã, e em que faltaram os 30. Para nós, como para qualquer pessoa séria, isso significa que ao 1.º tempo da manhã terão aderido à greve 100% dos docentes, todos os que tinham trabalho distribuído nesse horário.
Mas não para a DREN... Para a DREN, apenas 30% fizeram greve! Para nós o cálculo é feito em função dos professores que deveriam estar ao serviço comparados com os que não fizeram tal serviço. Mas para a DREN o cálculo é feito tendo em conta o número total de docentes do estabelecimento, independentemente de quem tivesse ou não serviço à hora de referência. Isto mesmo depois de ter recebido vários alertas, não apenas do SPN, mas também de escolas que se recusavam a embarcar na fraude e também no-lo comunicaram!
Sem comentários...
Não acredita?! Consulte os formulários 1 e 2 anexos!