Conclusões da reunião no BIOPOLIS-CIBIO (9/dez)


Abaixo-Assinado — Pelo direito à carreira na investigação científica

11 de novembro de 2024

O Departamento do Ensino Superior e Investigação do Sindicato dos Professores do Norte (SPN/DESI) reuniuem plenário sindical (9/dez) com os investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO). Nas conclusões da reunião, são denunciadas as rescisões dos contratos ao abrigo da norma transitória DL57/2016 que se sucedem no BIOPOLIS-CIBIO, e noutros centros de investigação, deixando os investigadores sem vencimento e sem condições para concluírem projetos em curso e orientações de mestrado e doutoramento.

Neste centro de investigação, como noutros, um pouco por todo o Norte, têm-se sucedido as rescisões contratuais de investigadores com contrato de trabalho ao abrigo da norma transitória DL57/2016, de 29 de agosto, situação esta que deverá continuar a repetir-se nos próximos meses e estender-se a investigadores contratados através de outros enquadramentos (projetos, CEECs individuais e institucionais, etc). Estima-se que mais de 2000 investigadores contratados, a nível nacional, terminarão os seus contratos até final de 2025. O programa FCT-Tenure (com previsão de 1100 posições) por si próprio insuficiente para combater a precariedade instalada, não dá solução aos investigadores da BIOPOLIS-CIBIO, uma vez que estão previstas apenas 7 posições para este centro de investigação. Trata-se de investigadores com vários anos de carreira integrados no BIOPOLIS-CIBIO, que ocupam postos de trabalho que respondem a necessidades permanentes da instituição e que deveriam ser ocupados por trabalhadores efetivos.

Neste plenário para além das questões urgentes relativas à rescisão contratual com dezenas de investigadores, discutiram-se condições de trabalho, a articulação entre o trabalho de investigação e de docência e as necessidades de investimento urgentes no sistema científico e tecnológico nacional. Procedeu-se ainda à eleição de uma delegada sindical do SPN neste centro de investigação, reforçando, desta forma, a intervenção sindical junto destes trabalhadores.

O SPN/DESI reafirma o seu compromisso com o combate e erradicação da precariedade na ciência e exorta os investigadores a sindicalizarem-se e a juntarem-se à luta sindical e política por melhores condições de trabalho e de vida!


28 de novembro de 2024

SPN/DESI — Reunião sindical no CIBIO-UP (9/dez)

O SPN/DESI vai promover uma reunião sindical, aberta a todos os sócios e não sócios, no Auditório da CIBIO. Em discussão estará a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE/2025). Um orçamento que não responde às necessidades específicas do sector e não resolve problemas como a precariedade de docentes e investigadores, que se arrasta há anos, ou a falta de progressões na carreira, sendo que existem docentes que não mudam de escalão há 20 anos.


Reunião sindical aberta a sócios e não sócios

9/dez (segunda-feira) | 10h30

Auditório do CIBIO (Vairão)

Ordem de Trabalhos
1. Enquadramento político e sindical
2. Eleição de Delegado Sindical
3. Auscultação e diagnóstico das questões a tratar
4. Estratégia e ação sindical

SPN e a Fenprof não desistem! No dia 23 de outubro, participaram em mais uma manifestação nacional contra a precariedade na investigação e na ciência, numa demonstração de grande força e unidade; têm vindo a realizar reuniões com o CRUP, o CCISP, o CLAP, os partidos políticos, aguardando a marcação de reunião com o MECI; e apresentaram os pontos principais das suas reivindicações para o OE/2025. Em paralelo, continua a auscultação à comunidade académica e científica e o acompanhamento dos seus problemas e reivindicações.

Agora, dando prosseguimento à organização de um conjunto de reuniões sindicais com docentes e investigadores, o SPN/DESI convida todos os sócios e não sócios a participar numa reunião sindical, que se realizará no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no Auditório do CIBIO. Em análise, entre outros assuntos, estará o Parecer da Fenprof acerca do projeto de um novo estatuto da carreira de investigação científica.


Anexos

Reunião no BIOPOLIS-CIBIO (conclusões) cartaz CIBIO 9dez24

Partilha