Seminário Internacional (13/jun/2019))
15 de junho de 2019
Manuela Mendonça e João Cunha e Serra na abertura do Seminário
13 de junho de 2019
Seminário Internacional: "A Escola Pública exige professores qualificados e reconhecidos"
Este Seminário Internacional é um espaço de encontro com os membros da Fenprof, no âmbito do Congresso, e que visa discutir as políticas de desinvestimento fazem o seu caminho por todo o mundo, importa reafirmar a natureza democrática e inclusiva da escola pública.
Sendo este o tema central do debate, os participantes falarão também da situação nos seus países, das suas realidades.
A situação dos professores em Portugal é motivo de preocupação da Fenprof. O corpo docente está envelhecido e desmotivado, resultado de diversos problemas com a sua carreira, com as condições de trabalho ou com a gestão das escolas e a falta de autonomia, efectiva.
A percentagem dos jovens que admitem seguir a profissão docente não atinge 2%. Dentro de poucos anos com a saída em massa dos mais velhos fica a preocupação para a falta de recursos docentes qualificados. Por isso, é necessário não deixar que seja tarde de mais. É preciso rejuvenescer a profissão, melhorar o estatuto dos professores e investir nas suas condições de trabalho!
Este é um momento muito importante para que potencie a nossa ação interna e externamente, assinalando formas de intervenção que possam ajudar a transformar as graves situações que por todo o mundo os docentes e investigadores estão a passar.
Ver reportagem de HB (facebook)