Fenprof saúda os docentes portugueses (2008)

11 de março de 2008

Conselho Nacional da FENPROF

 11.03.2008

SAUDAÇÃO

100.000 PROFESSORES NA RUA POR UMA OUTRA POLÍTICA:
UMA MARCHA IMPARÁVEL A CAMINHO DO FUTURO!

O Conselho Nacional da FENPROF, reunido em Lisboa nos dias 10 e 11 de Março, saúda os Professores portugueses pela admirável lição de unidade e determinação que constituiu a sua massiva participação na Marcha da Indignação, no passado dia 8 de Março, exigindo uma outra política educativa que defenda e valorize a Escola Pública, que respeite e dignifique a profissão docente.

O Conselho Nacional da FENPROF saúda, igualmente, os milhares de cidadãos e as muitas organizações, entre as quais se incluem muitas associações e federações de pais e outras organizações do movimento sindical unitário, que fizeram questão em manifestar o seu apoio aos professores portugueses, solidarizando-se com este impressionante acto público de indignação.

A Marcha da Indignação, essa grandiosa torrente de Professores que, por um dia, inundou a Baixa lisboeta, culminou um longo processo de lutas ? manifestações, concentrações, greves, abaixo-assinados, vigílias, cordões humanos... ? com grande envolvimento dos Professores, contra uma acção governativa que põe em risco a Escola Pública e afronta e descaracteriza a profissão docente. Mas foi também ponto de partida para novas lutas por uma outra política educativa.

A FENPROF manifesta, pois, mais uma vez, a sua inteira confiança nos professores e educadores, na sua força e determinação, para, através da acção sindical organizada, derrotar esta política educativa e exigir um novo rumo para a Educação em Portugal. É, pois, neste quadro, que a FENPROF reclama a substituição da equipa ministerial da Educação que já não reúne condições para continuar a governar.

Bem pode o governo fingir que não viu ou insistir que nada muda. A Marcha dos Professores continua, imparável, a caminho do futuro.

O Conselho Nacional da FENPROF

Partilha