Manuela Mendonça eleita para mais um mandato da IE

02 de agosto de 2024

Manuela Mendonça, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e presidente do Conselho Nacional da Fenprof, foi eleita para o terceiro mandato na Comissão Executiva da Internacional da Educação (IE), tendo obtido a melhor votação entre todas as candidaturas. A Comissão Executiva da IE é eleita a cada 5 anos pelo Congresso e é responsável pelo cumprimento das decisões e compromissos assumidos em cada Congresso, o órgão máximo da IE. Manuela Mendonça irá ocupar um dos lugares regionais.

A IE representa mais de 32 milhões de trabalhadores da Educação, unidos em torno de políticas comuns, dos direitos humanos e sindicais. Criada em 1993, tem-se afirmado como a voz do sector da Educação, sempre que se discutem as políticas educativas à escala internacional ou regional, seja junto da Unesco, OIT, OCDE, Banco Mundial ou de quaisquer outros organismos mundiais ou regionais.

Saiba tudo sobre o 10.º Congresso Mundial da Internacional da Educação.


31 de julho de 2024

Manuela Mendonça candidata-se a novo mandato da IE

“Fazer crescer os nossos sindicatos, elevar as nossas profissões, defender a democracia” é o lema do 10.º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) que servirá, entre outras coisas, para eleger os novos líderes da IE. Manuela Mendonça apresentou, no dia 30 de julho, a candidatura para a renovação do seu mandato na Comissão Executiva da IE.

[Clicar nas imagens.]

  

 


10.º Congresso da IE, na Argentina (29/jul a 2/ago)

31 de julho de 2024

Sob o lema “Fazer crescer os nossos sindicatos, elevar as nossas profissões, defender a democracia”, educadores de todo o mundo estão reunidos no 10.º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) que decorre em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2024.

A representação da Fenprof é constituída pelo secretário-geral, Mário Nogueira, a presidente do Conselho Nacional, Manuela Mendonça, e as dirigentes do Secretariado Nacional Ana Simões e Anabela Sotaia.

Este congresso reúne 1200 delegados, observadores e convidados, que representam 32 milhões de trabalhadores da Educação de todo o mundo, que se propõem abordar, discutir deliberar sobre os temas mais importantes da atualidade na área da Educação e que vão desde a falta de professores a nível mundial à inteligência artificial, passando pelo estatuto da profissão, financiamento da Educação e, naturalmente, os direitos sindicais.

Campanha “Go Public! Fund Education

A presidente da IE, Susan Hopgood, explicou a que o “Congresso Mundial da Internacional da Educação é o nosso órgão máximo de decisão e o nosso evento mais importante. Milhares de professores, educadores e trabalhadores de apoio à educação reúnem-se para definir estratégias e tomar decisões que orientam o trabalho da Internacional da Educação. A nossa campanha ‘Go Public! Fund Education’ e a resolução do problema da falta de professores a nível mundial estarão no centro do nosso trabalho”.

Efetivamente, uma das pedras angulares do Congresso é a continuação e a expansão da campanha da IE ‘Go Public! Fund Education’, que defende o financiamento da Educação pública e da profissão docente, combatendo os cortes orçamentais, a austeridade e a privatização. Os delegados irão, igualmente, debater as melhores formas de implementar as 59 recomendações do Painel de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Profissão Docente.

[Clicar nas imagens.]

Partilha