Greves distritais — Norte com forte adesão!
Conferir greve nos restantes distritos do país
11/mai — Docentes de Aveiro aderem à greve distrital
Aveiro foi a penúltima paragem da segunda ronda da greve por distritos que percorreu o país. E aqui, também os educadores e professores e educadores responderam em massa ao apelo das organizações sindicais e interromperam o seu dia de trabalho a partir do meio-dia. Algumas centenas estiveram presentes na concentração na Praça da República, onde o secretário-geral adjunto da Fenprof, Francisco Gonçalves, se juntou aos docentes em greve.
Concentrações12h — ES Mário Sarmento15h — Praça Joaquim Melo Freitas (Aveiro) |
9/mai — Greve mobiliza educadores e professores de Braga
Foi grande a mobilização dos educadores e dos professores para a greve que passou pelo distrito de Braga. Ao meio-dia, várias dezenas de docentes concentraram-se à porta da Escola Secundária D. Maria II. À tarde, a concentração foi na Praça da República (Arcada), com desfile até à Praça do Município.
[Clicar nas imagens.]
Concentrações12h15 — ES D. Maria II15h — Praça da República (Arcada), com desfile para a Praça do Município |
8/mai — Bragança com grande adesão dos educadores e dos professores
Bragança deu início à última semana das greves distritais dos educadores e dos professores pela recuperação integral do tempo de serviço, pela eliminação de quotas e de vagas na progressão na carreira, pela revisão do regime de mobilidade por doença, por justiça na aposentação, por melhores condições de trabalho e contra a precariedade.
Francisco Gonçalves (membro da coordenação do SPN e secretário-geral adjunto da Fenprof) acompanhou os docentes que participaram nas concentrações em Bragança — ES Emídio Garcia (12h30) e Praça da Sé (15h) —, onde apelou à capacidade de resistência, força e determinação dos docentes numa luta que se adivinha longa.
[Clicar nas imagens.]
Concentrações12h30 — ES Emídio Garcia15h — Praça da Sé (Bragança) |
20 de abril de 2023
20/abr — Viana do Castelo mantém níveis de protesto registados nos últimos dias
20 de abril foi dia de greve no distrito de Viana do Castelo, onde os educadores e professores mantiveram os níveis de adesão ao protesto registados nos últimos dias. Às 12 horas, na EB23 Frei Bartolomeu dos Mártires, dezenas de docentes assinalaram o início da greve. Às 15 horas, concentraram-se no Largo da Estação e rumaram à Praça da Liberdade.
ConcentraçõesEB23 Barlolomeu Mártires (12h)Largo da Estação (15h), rumo à Praça da Liberdade (16h) |
19 de abril de 2023
19/abr — Vila Real mantém níveis de adesão dos primeiros dois dias
Dia 19 de abril, a greve passou pelo distrito de Vila Real, onde a adesão manteve os números dos primeiros dois dias. Na Avenida Carvalho Araújo, centenas de educadores e professores em greve aprovaram por unanimidade a Moção "Professores em luta pelos seus direitos, pela valorização da profissão e pelo futuro da Escola Pública e de uma Educação de qualidade".
Concentração19/abr | Av. Carvalho Araújo | 16 horas (Vila Real) |
Moção aprovada na concentração
17 de abril de 2023
Porto inicia greve distrital c/ concentração (17/abr)
Os educadores e os professores iniciaram, no dia 17 de abril, mais uma ronda de greves por distritos que irá percorrer o país até 12 de maio. O início da greve no distrito do Porto foi assinalado ao meio-dia à porta da Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia, com a presença de dirigentes das nove estruturas sindicais dos docentes. À tarde, os professores e educadores do distrito do Porto concentrar-se-ão na Praça D. João I, no Porto.
Concentração na Praça D. João I (Porto)
EBS Canelas (VN Gaia), 12 horas