FENPROF iniciou "ronda" com os partidos políticos

A FENPROF reuniu (22/10/2009) com as direcções dos PCP e PSD, estando presentes, respectivamente, o Secretário-Geral e a Presidente daqueles partidos políticos o que se reputa de muito importante.

 

Nestas reuniões, a FENPROF apresentou a Carta Reivindicativa dos Professores e Educadores Portugueses e as suas prioridades para a Educação.

 

De imediato, a FENPROF considera indispensáveis sinais claros de mudança que deverão passar, entre outras medidas pela suspensão do actual regime de avaliação de desempenho, a regularização dos horários de trabalho dos docentes, a revisão do regime de transição dos docentes do ensino politécnico para a nova carreira e o respeito pelos direitos sindicais.

 

Ainda no 1º período lectivo, é necessário que se inicie a revisão do actual ECD e seja garantida a realização de novo concurso, já no próximo ano, para ingresso nos quadros.

 

Gestão, Educação Especial, Municipalização, Financiamento do Ensino Superior, AEC's e Acção Social Escolar... são outros dos temas abordados nas reuniões.

 

Dos partidos políticos, a FENPROF ouviu o reafirmar de compromissos assumidos, designadamente durante a campanha eleitoral e mesmo ao longo da Legislatura cessante.

 

Dia 27, com o BE e o PEV

 

Na próxima terça-feira, dia 27, a FENPROF  reúne com o Bloco de Esquerda (11 horas) e com o Partido Ecologista "Os Verdes" (15.30 horas). Aguarda-se ainda o agendamento das reuniões com o PS e o CDS/PP.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF
22/10/2009


FENPROF solicita reuniões aos partidos políticos

Com as eleições legislativas do passado dia 27 de Setembro foi criado um novo ciclo político cujo contexto, para a FENPROF, é favorável a que se estabeleça e desenvolva um mais profícuo diálogo social e político. Contribui, para que assim seja, o facto de nenhum partido, por si só, ter obtido uma maioria absoluta de deputados o que confere um novo protagonismo à Assembleia da República que fica, assim, mais responsabilizada e com capacidade acrescida de intervenção na definição das políticas para o País.

Na Legislatura que tem agora início, há problemas herdados, designadamente na Educação, que carecem de resolução, em muitos casos, urgente. Com os objectivos de debater as questões da Educação, actualizar o diagnóstico quanto ao seu estado, dar a conhecer os contributos e propostas que tem para que se caminhe no sentido da resolução dos problemas e, ainda, conhecer melhor as propostas e prioridades dos partidos políticos com representação parlamentar para a área da Educação, a FENPROF solicitou a realização de reuniões com todos: CDS/PP, PSD, PS, PEV, PCP e BE.

 

Logo que estejam constituídas, a FENPROF solicitará, igualmente, reuniões à equipa do Ministério da Educação, à equipa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como à Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.

 

Na reunião agora solicitada aos partidos políticos será apresentada, pela FENPROF, a Carta Reivindicativa dos Professores e Educadores Portugueses, bem como as prioridades que se consideram indispensáveis para a acção, neste sector, no futuro próximo.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF
14/10/2009

Partilha