GEPDES — Felizmente Abril chegou (13/fev)

13 de fevereiro de 2025

Dia 13 de fevereiro, na Escola Básica Francisco de Arruda, em Lisboa, teve lugar uma homenagem da Fenprof aos Grupos de Estudo dos Professores Eventuais e Provisórios, com a inauguração de uma placa alusiva à criação destes grupos que viriam a ser considerados o embrião dos sindicatos de professores livres em Portugal. 

Na mesa da iniciativa podia-se ver Maria Manuel Calvet Ricardo e Manuela Silva, António Teodoro (membros dos GEPDES), Paulo Sucena, Manuela Mendonça, Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa. Nascidos em 1970 (27/mai), precisamente nesta escola, os grupos de estudo desenvolveram trabalho reflexivo e reivindicativo até serem declarados “associações secretas”, por despacho do secretário de Estado da Instrução e Cultura.

Como referiu Maria Manuel Calvet Ricardo “essa data marca o início de uma grande instabilidade nos Grupos de Estudo. (…) Felizmente Abril chegou!”. Manuela Silva completou, afirmando que “estávamos, estamos e continuamos a fazer História. Tínhamos trilhado um percurso de resistência e, agora, pela frente havia um desafio ainda maior nesta nova vida em liberdade e democracia: o de construir em unidade o movimento sindical docente”.

 

Reportagem fotográfica de HB

 


10 de fevereiro de 2025

Fenprof homenageia GEPDES (13/fev)

A Fenprof presta homenagem aos Grupos de Estudo dos Professores Eventuais e Provisórios. Será no dia 13 de fevereiro (11 horas), na Escola Básica Francisco de Arruda (Lisboa). onde terá lugar a inauguração da placa alusiva à criação destes grupos de reflexão e reivindicação, considerados o embrião dos sindicatos de professores.

A criação destes grupos aconteceu em Lisboa, em 27 de maio de 1970, numa reunião, precisamente na Escola Preparatória Francisco de Arruda. A 13 de fevereiro de 1974, um despacho do secretário de Estado da Instrução e Cultura comparava os GEPDES a uma “associação secreta” e pedia aos diretores e reitores que denunciassem os professores que os integrassem. Mais de 50 anos volvidos, a Fenprof celebra esta data com o descerrar de uma placa comemorativa, na Escola Básica Francisco de Arruda.

Tags