1.º CEB – Fenprof entregou, no ME, documento reivindicativo e 3 000 postais
21 de julho de 2020
Fenprof entregou mais de 3 mil postais e um documento reivindicativo de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Ministério da Educação
Tal como estava anunciado, a Fenprof entregou no Ministério da Educação, no dia 21 de julho, mais de três mil postais e um documento reivindicativo sobre o exercício da profissão docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que inclui, entre outros aspetos, preocupações com o retorno às aulas em setembro. O documento aborda, ainda, as condições de trabalho dos docentes deste nível de ensino, relativamente aos quais o programa do governo prevê, sem concretizar, criar condições para, nos últimos anos de atividade, exercerem funções distintas das exercidas.
O Secretário-geral da Fenprof lembrou que esta foi uma promessa eleitoral, que foi incluída, depois, no programa de governo, mas que, até hoje, não foi apresentada qualquer proposta e não foi tomada nenhuma medida concreta. Os postais, que relembram ao governo a promessa feita, foram recolhidos nas escolas apenas nas duas primeiras semanas de março, imediatamente antes do encerramento, pelo que, em breve e face à ausência de respostas, os docentes deste setor de ensino prometem voltar ao ME, trazendo os muitos milhares de postais que ainda não foi possível recolher.
Mário Nogueira insistiu, ainda, na necessidade de serem garantidas as condições de segurança nas escolas no início do próximo ano letivo, declarando que “os professores não vão ser carne para covid”.
[Clicar nas imagens.]
Registo fotográfico
17 de julho de 2020
Dia 21 de julho, 11 horas, no Ministério da Educação
Fenprof entrega no ME um documento reivindicativo e 3 000 postais
A Fenprof aprovou um documento – Propostas e Reivindicações para o 1.º CEB – sobre o exercício da profissão docente neste setor que inclui, entre outros aspetos, preocupações com o regresso às aulas em setembro. O documento aborda, ainda, as condições de trabalho dos docentes, relativamente aos quais o governo, no seu programa, prevê criar condições especiais nos últimos anos da sua atividade profissional. Afinal, o que é que o governo tem a propor aos docentes em regime de monodocência?
Assim, no dia 21 de julho, pelas 11 horas, uma delegação de dirigentes da Fenprof deslocar-se-á ao ME para efetuar a entrega deste documento. Com o objetivo de o expor presencialmente, solicitou uma reunião ao ME para o dia e hora aprazados.
Aproveitando a presença no ME, dirigentes e delegados dos Sindicatos da Fenprof acompanharão a delegação da Federação com o intuito de entregar, igualmente, cerca de três milhares de postais assinados por professores do 1.º CEB. Este número de postais reflete a recolha que foi interrompida em 13 de março, aquando do encerramento as escolas, prometendo a Fenprof novo regresso ao ME para efetuar uma nova entrega de postais no próximo ano letivo.