Ana Paula Canotilho (1961-2019)
08 de novembro de 2019
Família e amigos prestaram homenagem a Ana Paula Canotilho
Foram muitos os amigos que se juntaram à família para prestar uma sentida homenagem a Ana Paula Canotilho, no dia 8 de novembro, entre as 17h30m e as 20 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Deixaram testemunhos, leram mensagens, disseram poemas, contaram histórias. E no final, cantaram a "Internacional".
26 de outubro de 2019
[Clicar nas fotografias.]
Faleceu Ana Paula Canotilho (1961-2019)
Foi com muita tristeza e consternação que o SPN recebeu a notícia da morte de Ana Paulo Canotilho, em Maputo.
Ana Paula Canotilho, que se encontrava a exercer funções docentes na Escola Portuguesa em Moçambique, era membro da direção do SPN desde 2011. Era também membro do Conselho Nacional da CGTP.
Sindicalista e ativista social e política de grande militância e combatividade, esteve presente em todos os combates – pela dignificação da profissão docente, por uma educação pública de qualidade, pela igualdade de género, por uma sociedade mais democrática.
Em março passado, e apesar de já se encontrar em Moçambique, não quis deixar de participar na iniciativa promovida pelo SPN para comemoração do dia Internacional da Mulher – uma das suas causas de eleição – através de um texto, a que, significativamente, deu o título: CONTINUAR A LUTAR PELOS SONHOS DE ABRIL.
Consciente de que o seu exemplo, de insubmissão perante as injustiças e de luta por uma sociedade mais justa e mais igualitária, permanecerá com todas/os as/os que com ela trabalharam e tantos combates travaram, a Direção do SPN expressa à família e amigas/amigos de Ana Paula Canotilho a sua solidariedade e sentidas condolências.
A Direção do SPN
Cronologia do Adeus
João Paulo Videira – Cronologia do Adeus. In memoriam Ana Paula Canotilho (17/07/1661 – 26/10/2019)
"Até sempre, minha amiga", por HB
[Clicar nas fotografias.]
Ecos da despedida