«O Silêncio do Cambedo», para que a história não seja esquecida! (13/nov)
19 de novembro de 2024
Integrada nas comemorações do 42.º aniversário do Sindicato dos Professores do Norte (17 e 18/nov 1982) e dos 50 anos do 25 de Abril, o Departamento de Professores Aposentados e a Direção do SPN (SPN/DPA) realizaram, na sede da delegação de Chaves, um encontro-convívio com educadores e professores, onde recordaram os violentos acontecimentos, ocorridos em 1946, em Cambedo.
José Manuel Costa, em nome da coordenação do SPN, referiu, na sua intervenção, a importância do Sindicato na defesa dos direitos dos docentes, principalmente os do Norte. Apontou alguns dos problemas com que se debate hoje a educação e a classe docente, salientando algumas das conquistas alcançadas. Todas com muita luta e determinação! Fórmula que, garantidamente, irá enformar a ação do SPN, sempre ao lado dos educadores e dos professores, da luta pela melhoria das condições de trabalho e por uma carreira docente dignificada e valorizada.
Depois, pelas 21 horas, na sala do Teatro Experimental Flaviense (TEF), os presentes puderam assistir ao filme “O Silêncio do Cambedo”, seguido de um debate, com a participação de Paula Godinho (antropóloga), José Alves Pereira (correalizador) e Jorge Martins. Este último, um descendente de cambedenses e promotor da petição à Assembleia da República pelo ressarcimento da memória do povo de Cambedo, vítima de violentos acontecimentos, ocorridos em 1946, que marcaram a sua história e a sua vida, imortalizados na instalação de um memorial.
Este foi mais um momento de aprofundamento do rico património histórico daquela região raiana, promovido pelo SPN/DPA que, em 23 de setembro de 2022, realizou uma visita guiada ao local e produziu um livreto com o resumo da história do povo de Cambedo, vítima das cumplicidades das ditaduras de Salazar e de Franco.
25 de outubro de 2024
A Direção do Sindicato dos Professores do Norte, no âmbito do seu 42.º aniversário e dos 50 anos da Revolução de Abril, vai promover, em Chaves, no dia 13 de novembro, uma iniciativa que consta de:
- 19 horas — Lanche-convívio, na Sede da Delegação de Chaves (Rua 1.º de Dezembro - Ed. Aníbal Xavier, r/c), para o qual convém manifestar junto da delegação a intenção de participar;
- 21horas — Sessão de cinema: «O Silêncio do Cambedo», no salão do Teatro Experimental Flaviense (TEF), sito no Largo do Monumento, Ed, Nova Iorque, Chaves.
- Após a apresentação do filme — Debate com a participação de Paula Godinho (antropóloga), José Alves Pereira (realizador) e Jorge Martins (descendente de cambedenses e um dos promotores da homenagem que a Assembleia da República realizou, em Cambedo, com instalação de memorial sobre aqueles acontecimentos trágicos de 1946). Os participantes receberão um pequeno livreto sobre a história da Guerra de Cambedo.
Quem necessitar de transporte deverá contactar as respetivas delegações do SPN
15 de outubro de 2022
Livro digital sobre a "Guerra de Cambedo" (1946)
Na conjuntura da guerra de Espanha, a aldeia de Cambedo da Raia, no concelho português de Chaves, integrou um corredor de salvamento de quem fugia da repressão golpista na Galiza. A sua população acolhia refugiados... Em 1946 a aldeia é cercada por forças repressivas de ambas as ditaduras ibéricas e bombardeada com morteiros... houve gente morta, ferida e presa pela PIDE. Sobre o assunto, caiu um ignominioso silêncio...
[Clicar na imagem.]
Livro digital sobre a Guerra de Cambedo
26 de setembro de 2022
“Em Busca do Património” por terras de Chaves (23/set)
No âmbito do projeto “Em Busca do Património”, os professores aposentados do Sindicato dos Professores do Norte foram lá, cientes de que revisitar os locais da “Guerra de Cambedo” é, 76 anos depois, um motivo de reflexão, sobre a verdadeira face do fascismo, num tempo em que, com outras roupagens e atuando em outros contextos, a extrema direita faz caminho por toda a Europa.
Um agradecimento muito especial à antropóloga Paula Godinho e a Xerardo Pereira pelo acompanhamento na iniciativa. As fotos são as possíveis.
Reportagem fotográfica de HB
25 de agosto de 2022
DPA/SPN a caminho de Chaves (23/set)
O Departamento de Professores Aposentados do Sindicato de Professores do Norte (DPA/SPN) continua em busca do património. Desta vez visita o concelho de Chaves. É no dia 23 de setembro e as inscrições são até 10 de setembro, devendo o interessado manifestar o local onde pretende entrar no autocarro.
INSCRIÇÕES
O DPA/SPN tem vindo a promover várias iniciativas culturais e de convívio, a que designa, genericamente, de “Em busca do Património”.
A visita ao concelho de Chaves insere-se neste projeto de ir mais longe no conhecimento e divulgação da história coletiva deste povo, do resgate de memórias, mesmo das mais incómodas, como as que aconteceram em várias localidades da raia de Portugal com a Galiza, reveladoras de violência extrema e assumidas cumplicidades das ditaduras de Salazar e de Franco.
- Ir “Em busca do Património” e revisitar os locais da “Guerra de Cambedo” é motivo de reflexão, 76 anos depois, sobre o que era a verdadeira face do fascismo, num tempo em que, com outras roupagens e atuando em outros contextos, a extrema direita faz caminho por toda a Europa.
- Ir “Em busca do Património” é, também, visitar as origens ancestrais de Aquae Flaviae, ver o Museu das Termas Romanas, admirar a modernidade da criação artística do nosso tempo, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, e usufruir de um repousante passeio pelas margens do Rio Tâmega.
- Ir “Em Busca do Património” é, igualmente, saborear a excelente e autêntica cozinha portuguesa, feita de sabores ancestrais, transmitidos, ao longo de gerações.