Desafios para a Educação - Depois do vendaval por onde começar?

SPN e FENPROF perspectivam, em S. João da Madeira, o novo ano escolar no Seminário "Desafios para a Educação - Depois do vendaval por onde começar?"

Decorreu no dia 8 de Setembro, pelas 14,30h, no Auditório do Museu de Chapelaria em S. João da Madeira, um Seminário promovido pela Direcção Distrital de Aveiro do SPN subordinado ao tema "Desafios para a Educação - Depois do vendaval por onde começar?". Perante uma plateia que contou com cerca de uma centena de professores, Abel Macedo (Coordenador do SPN) e Mário Nogueira (Secretário Geral da FENPROF) fizeram uma retrospectiva das políticas educativas levadas a cabo pela actual equipa ministerial da Educação e perspectivaram o ano lectivo que agora se inicia, marcado pelo momento eleitoral previsto para o final do corrente mês. No encontro foram abordadas, entre outras questões de grande actualidade e importância para as escolas e para os professores, o Livro Negro das Políticas Educativas do XVII Governo Constitucional, a Carta Reivindicativa dos Professores e Educadores Portugueses e as Respostas dos Partidos Políticos às Questões colocadas pela Fenprof.

Os dois dirigentes da FENPROF aproveitaram a oportunidade para lembrar aos professores presentes os aspectos políticos (nacionais e internacionais) que enquadram as mais recentes alterações no plano educativo, bem como, o facto de as mesmas só não terem tido um maior alcance, na legislatura que agora finda, por força da resistência promovida pelos Professores e seus Sindicatos, com particular destaque no ano lectivo transacto. Foi também recordado que, apesar de se jogar uma cartada decisiva nas próxima eleições, a luta dos professores não estará concluída enquanto persistirem legalmente, os aspectos mais nefastos de documentos fulcrais para o exercício da profissão como sejam o ECD, o documento da Gestão e Administração Escolar, os actuais regimes de Concursos Docentes e a ausência de uma legislação que regule o financiamento dos Ensinos Pré-Esolar, Básico e Secundário. Neste contexto ficou claro que, qualquer que venha a ser o resultado eleitoral, os professores terão de continuar unidos até à resolução dos diferentes problemas que afectam, hoje, o sector.

No encontro, os professores tiveram a oportunidade de colocar directamente questões aos dirigentes convidados ao mesmo tempo que partilharam experiências, preocupações e expectativas para o futuro próximo tendo em conta o quadro legislativo decorrente das eleições de 27 de Setembro.

Este encontro marca o início dos trabalhos sindicais na Direcção Distrital de Aveiro do SPN ao que se seguirá uma ronda pelas Escolas/Agrupamentos da Região, no sentido de manter os professores esclarecidos sobre as questões em debate.

Tags

Partilha