2017 — Isabela Figueiredo, A Gorda
19 de dezembro de 2017
A Fenprof e a Sabseg, Seguros, entregaram o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2017 no dia 14 de dezembro à professora Isabela Figueiredo pelo romance A Gorda. Este prémio é anual, sendo que nos anos pares toma a designação de Prémio Literário de Poesia António Gedeão e nos ímpares de Prémio Literário de Romance Urbano Tavares Rodrigues. Por se dirigir apenas a professores, o prémio, que tem um valor pecuniário de 7.500 euros, é anunciado publicamente em outubro, por ocasião das celebrações do Dia Mundial dos Professores
(Ver notícia)
2017 — Isabela Figueiredo vence Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2017
6 de outubro de 2017
No dia 4 de outubro, foi entregue o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2017 a Isabela Figueiredo, pelo romance «A Gorda». Este é um prémio instituído pela Fenprof com o apoio da Sabseg.
O júri, constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Teresa Martins Marques, considerou, por unanimidade, que a «A Gorda» é “um romance marcado pela congruência e agilidade na construção da diegese, por uma estratégia de efabulação que recusa tanto o desenvolvimento linear da narrativa como o predomínio de qualquer pendor e ornatos, pela densidade das personagens principais e por uma escrita sóbria, eficaz no domar das relações entre a memória, não raro (auto)biográfica, e o contexto, a ironia e a dissecação, a premência do tempo num presente contraditório”.
Este prémio, na área da ficção, tem o valor de 7.500 euros e alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão, de igual valor.
Os vencedores das edições anteriores:
Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues
2015 – Lídia Jorge, Os Memoráveis
2013 – Ana Cristina Silva, O Rei do Monte Brasil
Prémio de Poesia António Gedeão
2016 – Nuno Júdice, A Convergência dos Ventos
2014 – Manuel Gusmão, Pequeno Tratado das Figuras
2012 – Ana Luísa Amaral, Vozes