EN2 — 738,5 Km depois, caravana chegou ao fim! (30/mai)
[Clicar nas imagens.]
31 de maio de 2023
Percorridos os 738,5 quilómetros pela EN2, a Fenprof reafirma que a luta dos educadores e professores não pode e não vai parar! Daí a importância da realização de um grande dia de luta a 6 de junho, pois, “nunca mais vai voltar a haver um dia 6 do 6 de 23!".
Diário da Caravana
Diário da Caravana
23 de maio de 2023
2.ª etapa — Vila Pouca de Aguiar a Lamego (23/mai)
[Clicar nas imagens.]
8 localidades, 8 carimbos!
A 2.ª etapa da Caravana partiu, pela manhã, de Vila Pouca de Aguiar e chegou à Av. Carvalho Araújo, em Vila Real, à hora marcada, onde os viajantes foram recebidos por mais alguns educadores e professores que quiseram demonstrar o seu apoio. Da parte da tarde. a Caravana passou por escolas de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e terminou em Lamego, onde se realizou um plenário sindical, junto ao Soldado Desconhecido.
[Clicar nas imagens.]
Ver + imagens
2.ª etapa — 23 de maio - Vila Real a Lamego
- 12:30 – Vila Real, Avenida Carvalho Araújo, junto à estátua de Carvalho Araújo
- 14:30 – Santa Marta de Penaguião
- 16:00 – Peso da Régua
- 16:00 – Lamego, junto ao Soldado Desconhecido
22 de maio de 2023
2.ª etapa — Chaves a Vila Pouca de Aguiar (22/mai)
A 22 de maio, partiu de Chaves, no quilómetro zero da EN2, a Caravana "Pela Profissão Docente e pela Escola Pública". A caravana vai ser realizada de forma faseada, ao longo de 6 dias e meio (relembrando os 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo de serviço sonegado pelo governo). Tal como a viagem pela EN2, também a recuperação do tempo de serviço poderá ser feita a partir do zero, faseadamente, porque só assim será possível corrigir quaisquer assimetrias na carreira docente.
Ver + imagens
17 de março de 2023
1.º dia — 22 de maio
- 12:30 – Chaves[*], marco do quilómetro zero da EN2;
- 14:30 – Vidago
- 15:00 – Pedras Salgadas
- 16:00 – Vila Pouca de Aguiar[*], Praça Luís de Camões
De Chaves a Faro pela EN2 (22 a 30/mai)
17 de maio de 2023
A “Caravana pela Profissão Docente e pela Escola Pública” foi apresentada simultaneamente em Chaves e em Faro. Trata-se uma iniciativa que vai percorrer o país de norte a sul pela Estrada Nacional n.º 2, ligando Chaves a Faro entre os dias 22 e 30 de maio. A iniciativa foi apresentada no dia 17 de maio, simultaneamente em Chaves (ponto de partida) e em Faro (ponto de chegada).
Chaves
Faro
15 de maio de 2023
Caravana "Pela profissão docente e pela escola pública" (22 a 30/mai)
A luta continua, desta vez atravessando o país de norte a sul, pela Estrada Nacional n.º 2 (EN2) que será palco da próxima iniciativa que as organizações sindicais irão realizar. Com saída de Chaves (22/mai) e chegada a Faro (30/mai), a caravana terá sete etapas plenas de contactos com a população, concentrações e plenários de educadores e professores, entre outras atividades. De carro, de moto ou de bicicleta, o grande painel móvel (ver cartaz), será acompanhado por muitos docentes.
Conferência de ImprensaCaravana "Pela profissão docente e pela escola pública" (22 a 30/mai) 17 de maio | 12.30 horasMarco da EN2 de Chaves | Marco da EN2 de Faro |
Na conferência, as organizações sindicais apresentarão esta iniciativa que antecede a greve nacional e as manifestações previstas para 6-6-23. Esta apresentação terá lugar, em simultâneo, no marco de saída, em Chaves, e no de chegada, em Faro.
Em Chaves, serão prestados esclarecimentos sobre a primeira metade do percurso da caravana; em Faro serão facultadas as informações relativas à segunda parte. Na conferência de imprensa, será feito um ponto de situação sobre a luta dos educadores e professores após a reunião suplementar no Ministério da Educação (15/mai), num momento em que se aproxima o final do ano letivo e, com ele, os períodos de avaliações finais e exames sem que o ME/Governo tenha resolvido a questão principal das reivindicações dos educadores e professores: a contagem integral do tempo de serviço.