Prémio António Gedeão entregue a Rui Lage (13/dez)

13 de dezembro de 2024

A Fenprof e a Sabseg entregaram o Prémio Literário António Gedeão 2024 (poesia) a Rui Lage, pela obra «Firmamento» (Assírio & Alvim, 2022) escolhida, por unanimidade, pelo júri constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho. Rui Lage foi investigador académico, docente na ACE – Escola de Artes e professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona.

Na cerimónia de entrega do prémio (13/dez), o presidente do júri, Paulo Sucena, considerou que esta é “uma obra que ficará na plataforma dos melhores livros de poesia publicados no primeiro quartel do século XXI”, pela sua “qualidade literária, originalidade, hábil e certeira utilização dos recursos retóricos, complexidade dos desafios hermenêuticos suscitados por cada poema, proficiência com que o poeta transpõe a terminologia científica para a linguagem literária, rigorosa sustentação das linhas de sentido abertas por cada uma das três partes que compõem o livro e a subtil articulação que as engasta”. 


[Clicar na imagem.]

 Conferir a cerimónia da entrega do prémio 


04 de outubro de 2024

«Firmamento», de Rui Lage, é prémio António Gedeão

Rui Lage, com «Firmamento» (Assírio & Alvim, 2022), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2024 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), em parceria com a Sabseg (corretor de Seguros).

O júri, constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, sublinhando a notória qualidade de alguns dos livros a concurso, considerou que “Firmamento associa de modo exímio matérias, designadamente de índole científica, e formas que constituem uma leitura singular do mundo e do humano na sua contingência, inscrevendo-se de maneira inovadora na tradição literária”.

Rui Lage, que foi investigador académico, docente na ACE – Escola de Artes e professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona, junta-se à lista de vencedores deste prémio promovido pela Fenprof/Sabseg


04 de julho de 2024

Candidaturas ao Prémio António Gedeão (até 19/jul)

Em colaboração com a Sabseg, a Fenprof, criou um prémio literário destinado a educadores e professores que, sendo anual, alterna entre poesia (Prémio António Gedeão) e a ficção (Prémio Urbano Tavares Rodrigues). Em 2024, será distinguida uma obra poética, publicada nos anos de 2022 ou 2023. O anúncio da obra distinguida, encontrada por um júri presidido por Paulo Sucena, será no Dia Mundial dos Professores (5/out).

Segundo o regulamento, a data-limite para entrega das obras a concurso é 19 de julho, devendo as mesmas ser entregues ou dirigidas a

Fenprof (Prémio António Gedeão)
Rua Fialho de Almeida, n.º 3
1070-128 Lisboa

Poderá, ainda, serem entregues na sede dos Sindicatos constituintes da Fenprof.


Os vencedores das edições anteriores:

 

Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues

2023  Lídia Jorge, Misericórdia 

2021  João Melo, Livro de Vozes e Sombras

2019 – Luísa Costa Gomes, Florinhas de Soror Nada 

2017 – Isabela Figueiredo, A Gorda 

2015 – Lídia Jorge, Os Memoráveis

2013 – Ana Cristina Silva, O Rei do Monte Brasil

 

Prémio de Poesia António Gedeão

2024 – Rui Lage, Firmamento

2022 – a. m. pires cabral, caderneta de lembranças

2020 – António Carlos Cortez, Jaguar

2018 – Daniel Jonas, Oblívio

2016 – Nuno Júdice, A Convergência dos Ventos

2014 – Manuel Gusmão, Pequeno Tratado das Figuras

2012 – Ana Luísa Amaral, Vozes

Anexos

Regulamento do Prémio Gedeão (2024)

Tags

Partilha