PS recebe organizações sindicais (5/jul)
07 de julho de 2023
Na sequència do pedido de reunião aos partidos, no dia 5 de julho, as nove organizações sindicais foram recebidas por representantes do grupo parlamentar do PS.
Recorde-se que o pedido destas reuniões, por parte das nove organizações sindicais que se têm unido em defesa dos docentes e da Escola Pública, foi feito em março (13/mar) e têm sido realizadas ao longo destes meses. No caso do PS foi necessário um reforço (26/jun). O motivo destas reuniões prende-se com “preocupações sobre a situação em que se encontra uma profissão que tem vindo a ser desvalorizada e, por esse motivo, a perder cada vez mais profissionais, com repercussão na vida das escolas e nas aprendizagens dos alunos”.
04 de abril de 2023
PSD recebe organizações sindicais (4/abr)
Dia 4 de abril, pelas 18:30, foi a vez de Margarida Balseiro Lopes, vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), receber as nove organizações sindicais.
04 de abril de 2023
PCP recebe organizações sindicais (4/abr)
A segunda reunião com os partidos políticos foi realizada com o Partido Comunista Português (PCP), a quem foi apresentado os motivos para a manutenção da luta dos docentes: recuperação do tempo de serviço e atropelo ao direito à greve. Paulo Raimundo, agradeceu os esclarecimentos dos representantes das nove organizações sindicais e saudou a unidade dos sindicatos que constitui a força da luta dos educadores e professores.
30 de março de 2023
BE a abrir ronda de reuniões com partidos (30/mar)
As organizações sindicais iniciaram (30/mar), na Assembleia da República, uma ronda de reuniões com os partidos políticos.
O primeiro partido foi o Bloco de Esquerda (BE), a cuja coordenadora Catarina Martins, e à deputada Joana Mortágua, as organizações referenciaram os principais problemas que constam da agenda reivindicativa dos educadores e professores, com destaque para as questões da carreira, os concursos, a mobilidade por doença e o direito à greve.