SPN comemorou 42 anos de vida (23/nov)

27 de novembro de 2024

Há 42 anos, corria o ano de 1982, foi criado o Sindicato dos Professores do Norte, um sindicato criado pelos professores do norte sindicalizados no SPZN, descontentes com o rumo colaboracionista que a direção do SPZN defendia, colaboracionismo esse que consolidou ao longo do tempo, relativamente à política educativa dos sucessivos governos.

Para não mergulharmos mais nas brumas do tempo e nos alvores do século XX, estes professores do Norte, fundadores do SPN, eram os herdeiros dos grupos de estudo, do início dos anos setenta, que deram chão à ideia de criação de sindicatos de professores, o que aconteceu logo após o 25 de abril de 1974. (…) Dos atuais Corpos Gerentes, uma especial referência aos novos dirigentes da Direção Distrital de Vila Real, eleitos no passado dia 12 de novembro, e que aqui hoje tomaram posse. Votos de bom trabalho para os três anos de mandato que temos pela frente.

(…) O SPN, desde a sua origem, alia a ação reivindicativa à reflexão sobre o sistema educativo. Os congressos, as jornadas sindicais, as jornadas pedagógicas, os debates realizados e os livros e revistas produzidos ao longo destes 42 anos são expressão disso mesmo. (…) O desafio que temos pela frente até aos 50 anos do SPN é enorme, render os que construíram o SPN por aqueles que vão ser os professores do Norte e o SPN nos anos 30 deste século. Um trabalho de luta e reflexão, de presença física nas escolas e lado a lado com os educadores, os professores e os investigadores, por uma profissão digna e valorizada, na escola pública, no ensino particular e cooperativo e no ensino superior e investigação.

(…) Eis o combate que temos pela frente. Lutar pela Escola de Abril, consolidar um SPN que honre a sua origem e a sua história. Vamos a ele!

Francisco Gonçalves
(Coordenação SPN)

[Clicar nas imagens.]

Reportagem fotográfica RC


Licínio LIma sócio honorário do Sindicato dos Professores do Norte

Já neste ano de 2024, no início de abril, a escassos dias de se assinalarem os 50 anos desse outro Abril, esse “dia inicial inteiro e limpo” que a enorme Sophia tão poeticamente imortalizou, foi a vez de, por proposta da Direção, a Assembleia Geral de Sócios do SPN aprovar, por unanimidade, a concessão da qualidade de sócio honorário ao Professor Licínio Lima, professor catedrático da Universidade do Minho, recentemente jubilado, cujo prestígio académico como docente e investigador ultrapassa fronteiras, sendo professor visitante em várias universidades estrangeiras, autor de mais de três dezenas de livros publicados em dezasseis países e já objeto de várias distinções, entre as quais o Prémio Rui Grácio. Recentemente foi eleito para membro da Academia das Ciências de Lisboa e para o “Hall of Fame”, distinção instituída pela Universidade de Oklahoma (EUA) para homenagear líderes mundiais nos campos da educação permanente e de adultos, que sirvam de inspiração a gerações futuras.

Académico brilhante, não foi, porém, por essa razão que Licínio Lima viu ser-lhe atribuída a distinção de sócio honorário do SPN, mas sim pelo seu contributo para o trabalho do nosso Sindicato desde a sua criação. Na fotobiografia que editámos aquando dos 30 anos do SPN, numa das fotografias, tirada há 40 anos, Licínio Lima surge como participante nas jornadas pedagógicas do SPN. Aliás, ele é o académico que mais assiduamente colaborou em iniciativas promovidas pelo SPN, é colaborador d’A Página da Educação desde a primeira hora, e é também o especialista na área da administração e gestão escolar que mais contribuiu para o aprofundamento das propostas da Fenprof para a direção e gestão democráticas das escolas, garantindo caução científica a muitas reivindicações sindicais e promovendo ativamente uma profícua relação de trabalho entre a academia e o movimento sindical. Uma colaboração que justifica também o convite recorrente ao SPN para divulgar e participar em iniciativas promovidas pela Universidade do Minho, valorizando as posições sindicais sobre as políticas educativas.

Também por isso o SPN se associou à homenagem que lhe foi prestada no dia 3 de fevereiro deste ano pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, para celebrar o seu papel fundacional e prestígio académico, a obra destacada em vários domínios das ciências sociais da educação e o consistente trabalho em prol da Educação, durante toda a sua vida académica. Nessa ocasião, também a Fenprof destacou “o seu inestimável contributo para a reflexão sindical em torno de um conjunto alargado de questões relevantes para a profissão docente, nomeadamente as relativas à organização do sistema educativo ou à educação de adultos, em defesa de uma educação pública de qualidade para todos e da gestão democrática das escolas, conquistas da Revolução dos Cravos”.

Ter Licínio Lima como sócio honorário do Sindicato dos Professores do Norte constitui, também, uma distinção que muito prestigia o SPN. Falta agora dar ao agraciado a prova física da distinção concedida, pelo que é com enorme prazer e muita honra que, em nome da Coordenação e da Direção do SPN, procedo à entrega ao Professor Licínio Lima do seu cartão de Sócio Honorário do, desde 9 de abril passado, formalmente também seu Sindicato dos Professores do Norte.

José Manuel Costa
(Coordenação SPN)

07 de novembro de 2024

42.º Aniversário do SPN — Mesa Redonda (23/nov)


Anexos

42 anos — Mesa Redonda (cartaz)

Tags

Partilha