30.º aniversário — 30 Anos a construir e a afirmar a força e a vontade dos Professores do Norte
19 de setembro de 2012
Em 2012, o Sindicato dos Professores do Norte (SPN) comemora o seu 30.º aniversário, promovendo um conjunto de iniciativas diversas – na forma, no tempo e no espaço. A divulgação das várias iniciativas, que se estenderão até Novembro de 2012, irá sendo feita no sítio do SPN e diretamente aos sócios através do correio eletrónico.
Destas iniciativas, umas de âmbito regional, outras organizadas a nível distrital ou local, destacam-se: uma iniciativa pública, a realizar no 3.º período, sobre o Sindicato e os seus rostos, onde será apresentada uma fotobiografia dos 30 anos de vida do SPN e um debate co-organizado pelo SPN / Página, a realizar em Novembro de 2012, culminando este programa de comemorações.
Sendo 2012 o ano em que se assinala também a passagem dos 20 anos da Página da Educação, a Profedições, de que o SPN é sócio maioritário, vai publicar um conjunto de livros da coleção A Página, da qual saíram já os dois primeiros números: “Reinventar os Sistemas Educativos”, de José Paulo Serralheiro, e “El Arbol de la Democracia”, de Miguel Santos Guerra.
Serão ainda promovidas outras iniciativas de debate e reflexão, entre as quais um conjunto de conferências/seminários sobre temas educativos. Destes foi pedida a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Para além disso, estão ainda previstas outras iniciativas de âmbito cultural, que se realizarão de forma descentralizada, entre as quais se encontram tertúlias sobre temas diversos, momentos musicais, apresentações teatrais, projeção de filmes seguida de debates, exposições, entre outras. Das exposições, refiram-se, a título de exemplo, uma sobre a escola antes do 25 de Abril e uma outra sobre a discografia de José Afonso, em colaboração com a AJA. Ainda neste âmbito, destaca-se a realização de concertos pedagógicos, “José Afonso – Uma Vontade de Música”.
Para assinalar os 30 anos de vida do SPN, cada um dos 6 números da SPN/Informação de 2012 integrará um caderno específico, sobre educação e sindicalismo, onde serão revisitados momentos marcantes na história do SPN e lembrada a ação do movimento sindical docente na defesa dos direitos socioprofissionais dos professores, mas também da educação e da escola pública.
Considerando que a passagem dos 30 anos de vida do SPN é uma oportunidade para o reforço da sua ligação às escolas e aos professores, está a ser editado um cartaz de apelo à sindicalização, e vai ser promovido “O Dia do SPN na Escola”, em que equipas de dirigentes vão organizar visitas a escolas, concelho a concelho.
Finalmente, e ainda no sentido de reforçar o sentimento de pertença ao Sindicato, propomo-nos concretizar uma ideia antiga, criar um hino para o SPN, assim como editar uma serigrafia e produzir um pin alusivo ao SPN e ao que representa.
Fica o apelo a tod@s @s sóci@s do Sindicato dos Professores do Norte para que estejam atentos à divulgação das iniciativas e nelas participem ativa e empenhadamente.