Universidade do Minho, Círculo de Saberes
NOVAS E VELHAS DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS: OUTROS DILEMAS E DESAFIOS PARA EDUCADORES E COMUNIDADES?
Durante os próximos dias 19 a 21 de Julho tem lugar o VII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2012, NOVAS E VELHAS DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS: OUTROS DILEMAS E DESAFIOS PARA EDUCADORES E COMUNIDADES? orientado por Almerindo Afonso, Carlos Estevão, Emília Vilarinho, Fátima Antunes, Virgínio Sá.
Esta iniciativa é particularmente dirigida a professores dos vários ciclos de ensino, técnicos de educação, responsáveis autárquicos, docentes e formadores das diversas modalidades de educação e formação e actividades educativas em contexto escolar, membros de órgãos de Direcção e Gestão de Escolas e Agrupamentos e de organismos da administração da educação, pais e encarregados de educação, animadores educativos e culturais, membros e dirigentes associativos e sindicais envolvidos na educação.
Este Curso tem como objectivos:
- Discutir os conceitos de exclusão e de desigualdades nos trabalhos de investigação de alguns sociólogos, e problematizar as suas implicações para o campo da educação e da acção pedagógica
- Examinar lógicas e processos mobilizados pelas escolas nos momentos em que efectivam decisões organizacionais, nomeadamente, quanto à constituição das turmas e à gestão de determinados recursos.
- Analisar certas estratégias de investimento escolar das famílias, materializadas, por exemplo, em 'escolhas' diversas e no recurso a 'explicações'.
- Problematizar o papel das políticas educativas municipais, no quadro da transferência de poderes para o nível local e identificar novos modos de governo da educação.
- Analisar as potencialidades e constrangimentos de políticas e dinâmicas sócio-educativas municipais e locais, comprometidas com a prestação de um serviço público de educação formal e de educação não-formal, numa perspectiva de educação ao longo da vida e de desenvolvimento local.
- Debater diferentes gramáticas de justiça educativa, tendo em consideração sobretudo as tensões e os dilemas com que o conceito de justiça social se confronta actualmente, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista normativo.