Proposta de alteração à Carreira Docente
Da AEEPC recebemos a seguinte proposta de alteração à carreira docente no EPC:
Direcção Nacional
Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo
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Proposta de alteração da estrutura da carreira docente no EPC
1. Fundamentos
Considerando:
- A quebra do poder de compra das famílias portuguesas desde o ano 2000;
- A limitação à passagem de docentes do EPC para a carreira estatal;
- A idade de reforma de 65 anos para os docentes;
- A diminuição do apoio às famílias pelo contrato simples e de desenvolvimento, agravado pela proibição de celebração de novos contratos determinada pelo Ministério da Educação;
- O aumento dos encargos sociais da entidade patronal com os docentes;
- A dificuldade de um grande número de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo em manter uma situação financeira equilibrada;
- A não publicação da Portaria de Extensão do CCT de 2005/2006 a todo o ensino particular e cooperativo;
- A diminuição do número de alunos;
- A diminuição do número de anos de formação inicial por força do Tratado de Bolonha;
A AEEP vê-se na obrigação de propor às frentes sindicais com quem negoceia condições mínimas de trabalho uma alteração à estrutura da carreira docente.
Não se pretende com esta proposta desvalorizar o esforço e dedicação dos docentes do ensino particular nem se entende que as dificuldades do EPC radiquem no seu corpo docente.
Apenas se constata que o CCT do sector deve ser uma causa de desenvolvimento das escolas e instrumento de paz social e não um instrumento desfasado da realidade aplicado por um pequeno número de escolas cuja especial situação financeira permite oferecer aos seus trabalhadores condições de trabalho acima da média.
Pretende-se com esta proposta garantir que o CCT é um instrumento efectivamente utilizado no sector - evitando que haja escolas a quem não se aplica e que por isso têm como condições mínimas o salário mínimo nacional - e promotor do emprego - a defesa dos actuais postos de trabalho e a criação de novos postos de trabalho depende da existência de um enquadramento legal susceptível de promover a expansão das escolas existentes e o surgimento de novas escolas.
Para ilustrar este estado de coisas, apresenta-se uma simulação da estrutura de custos e proveitos de uma escola com 1.º CEB e o nível de mensalidades necessário para que a escola seja solvente:
Pessoal docente - 1º CEB | |||||||||||
Custos | Proveitos | ||||||||||
ano ciclo | n.º de turmas | alunos/ turma | Escalão | Vencimento | total anual (SS + * 14) | FSE | total | Total anual | Mensalidade | meses | |
1 | 1 | 18 | D2 | 2.256,40 ? | 39.092,13 ? | 13.682,25 ? | 52.774,38 ? | 45.000,00 ? | 250,00 ? | 10 | |
2 | 1 | 18 | D2 | 2.256,40 ? | 39.092,13 ? | 13.682,25 ? | 52.774,38 ? | 45.000,00 ? | 250,00 ? | 10 | |
3 | 1 | 18 | D2 | 2.256,40 ? | 39.092,13 ? | 13.682,25 ? | 52.774,38 ? | 45.000,00 ? | 250,00 ? | 10 | |
4 | 1 | 18 | D2 | 2.256,40 ? | 39.092,13 ? | 13.682,25 ? | 52.774,38 ? | 45.000,00 ? | 250,00 ? | 10 | |
Total alunos | 72 | total custos | 211.097,50 ? | 180.000,00 ? | total proveitos |
2. Proposta
Nestes termos, propõe-se uma alteração da estrutura da carreira docente que assenta especialmente no alargamento do tempo em cada escalão e na consideração do tempo de carreira real expectável de 45 anos (entrada com 25 anos e reforma com 70 anos).
A carreira que se propõe é a que consta do anexo 1.
Realça-se que nesta proposta não foram inseridas quotas ou outro qualquer mecanismo de controlo de progressão por se entender que esta reestruturação é mais adequada ao que se espera dos docentes de hoje no EPC e ao que são as suas expectativas actuais e futuras.
Anexo 1
Proposta de carreira
0 | A11 | 784,38 | 4 |
1 | |||
2 | |||
3 | |||
4 | A10 | 940,95 | 4 |
5 | |||
6 | |||
7 | |||
8 | A9 | 1098,03 | 4 |
9 | |||
10 | |||
11 | |||
12 | A8 | 1282,17 | 4 |
13 | |||
14 | |||
15 | |||
16 | A7 | 1389,57 | 4 |
17 | |||
18 | |||
19 | |||
20 | A6 | 1611,49 | 5 |
21 | |||
22 | |||
23 | |||
24 | |||
25 | A5 | 1751,47 | 5 |
26 | |||
27 | |||
28 | |||
29 | |||
30 | A4 | 1812,55 | 5 |
31 | |||
32 | |||
33 | |||
34 | |||
35 | A3 | 1926,57 | 5 |
36 | |||
37 | |||
38 | |||
39 | |||
40 | A2 | 2256,4 | 5 |
41 | |||
42 | |||
43 | |||
44 | |||
45 | A1 | 2868,72 | 4 |