Manifestação nacional pela Paz (18/jan)

07 de janeiro de 2025

A situação internacional apresenta-se complexa e perigosa. Exige firmeza e coragem para lutar pela paz! Assim, o SPN junta-se à manifestação nacional, a realizar no dia 18 de Janeiro, em Lisboa, sob o lema “Todos Juntos pela Paz! É Urgente por fim a Guerra!”

O genocídio do povo Palestino em marcha por parte de Israel. Cresce a desestabilização do Médio Oriente. Na Europa, cresce a escalada armamentista e a retórica belicista. Aumentam as provocações e ingerências por todo o mundo por parte dos Estados Unidos da América e da NATO. Neste cenário, torna-se imperiosa a necessidade de uma resposta política na resolução dos conflitos, a urgência do caminho pela paz, a solidariedade e a cooperação, de acordo com o direito internacional, a começar pela Carta das Nações Unidas.

As consequências da guerra têm efeitos devastadores para os os povos, tanto na perda de vidas, na destruição de infraestruturas, na devastação do emprego, nos efeitos perversos dos bloqueios e sanções. Se para os trabalhadores vão tostões, para a indústria do armamento e para a guerra vão milhões. De acordo com a sugestão do secretário-geral da NATO, o governo português retira o que faz falta na saúde, na educação, na habitação para apostar na militarização, no armamento e na guerra.


Anexos

Manifestação pela Paz 18jan (cartaz) Manifestação pela Paz 18jan (manifesto)

Partilha