Investigação — Ação pela estabilidade nas carreiras (24/mar)
24 de março de 2025
No Campus de Vairão da Universidade do Porto foram inauguradas novas instalações. O ministro da Educação foi lá e teve uma delegação do SPN a recebê-lo. Na conversa havida, Helder Maia, responsável pelo departamento de ensino superior e investigação do Sindicato, exigiu o fim da precariedade que se vive na docência e na investigação e a necessidade de políticas que privilegiem a estabilidade nas carreiras. Também o novo estatuto da carreira de investigação foi objeto de referenciação.
[Clicar nas imagens.]
Ecos na comunicação social:
21 de março de 2025
Investigação — Ação de combate à precariedade, em Vairão (24/mar)
Sabendo da visita do governo à inauguração de um edifício nas instalações do Campus de Vairão da Universidade do Porto (Rua do Crasto, 655, Vairão, Vila do Conde), no dia 24 de março (9h), o SPN entendeu reforçar a luta que tem vindo a travar pela dignificação da carreira e contra a precariedade na docência e na investigação, agendando, para o local, uma ação de sensibilização de combate à precariedade.
O novo Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC) foi aprovado no dia 14 de março. Contempla algumas propostas feitas pela Fenprof, no entanto, deixa por resolver aspetos fundamentais de um regime transitório que permitiria a integração na carreira de investigação dos trabalhadores científicos com contratos precários há vários anos. Esta é mais uma ação que surge no compromisso do SPN no combate e erradicação da precariedade na ciência. O SPN exorta todos os investigadores a juntarem-se a esta luta por melhores condições de trabalho e de vida!