Fenprof solidariza-se com as populações afetadas pelos incêndios

20 de setembro de 2024

No Dia de Luto Nacional, decretado pelo governo, a Fenprof emitiu um comunicado de solidariedade para com as comunidades atingidas pelos incêndios, onde lamenta profundamente a perda de vidas, apresentando condolências às famílias das vítimas. É esse comunicado, subscrito pela direção do SPN, que se transcreve na íntegra:


FENPROF solidariza-se com as populações afetadas pelos incêndios

A FENPROF expressa a sua mais forte solidariedade às comunidades atingidas pelos incêndios devastadores que afetaram, particularmente, as regiões centro e norte do país nos últimos dias, lamenta profundamente a perda de vidas e apresenta as suas condolências às famílias das vítimas.

O Estado Português tem a responsabilidade de pôr cobro a este flagelo que regularmente fustiga o país. É fundamental que sejam adotadas medidas adequadas, tanto preventivas quanto punitivas, e que, de imediato, sejam implementadas ações de apoio às populações afetadas.

A FENPROF reitera a importância de medidas que previnam a ocorrência de tragédias como estas. Eventualmente, medidas de agravamento penal, mas, sobretudo, outras destinadas a garantir a limpeza das florestas, a munir os bombeiros dos recursos necessários, a levar por diante um mais que indispensável plano de ordenamento do território que inclua a adequada reflorestação das áreas ardidas, designadamente com aumento do recurso a espécies autóctones mais resistentes ao fogo, como carvalhos, castanheiros e vidoeiros, aliás como diversos especialistas defenderam após os terríveis incêndios de 2017, mas também medidas no âmbito da formação cívica dos cidadãos, onde a escola pode e deve desempenhar um papel crucial.

A todos aqueles que têm estado na linha da frente – bombeiros, profissionais da proteção civil, serviços de emergência médica e serviços de saúde, forças de segurança, trabalhadores autárquicos, voluntários e muitos outros cidadãos que arriscaram e arriscam a sua vida neste árduo combate –, a FENPROF manifesta o seu reconhecimento e agradecimento.

Lisboa, 20 de setembro de 2024
O Secretariado Nacional da FENPROF

Partilha