Fenprof saúda X Conferência Interjovem (23/jan)
23 de janeiro de 2025
A Fenprof enviou uma saudação à X Conferência Nacional da Interjovem, que se realizou no dia 23 de janeiro, no ISCTE, sob o lema “Como os sindicatos. Com os valores de Abril. Defender e organizar os jovens trabalhadores”. O SPN esteve representado por dois delegados: Joana Ornelas e Cláudio Moreira; o terceiro elemento previsto, Eduardo Fraguito, por motivos pessoais não conseguiu estar presente.
Na saudação, a Fenprof reconhece que os jovens trabalhadores, a que “não escapam os jovens professores”, são os que “mais sofrem com a precariedade, a instabilidade laboral e os baixos salários”, a que se juntam outros problemas como “a habitação e o custo de vida”. E avança que “é pela organização dos jovens trabalhadores que será possível uma ação reivindicativa que permita a sua emancipação e o pleno exercício dos direitos, liberdades e garantias constitucionais”. No caso dos professores, “uma profissão fortemente envelhecida por opções políticas erradas nas duas últimas décadas, a organização dos jovens professores é, também, um objetivo central dos sete sindicatos que compõem esta federação”.
E a saudação termina com o desejo de que “a X Conferência seja um espaço de debate e reflexão que permita o reforço da ação dos jovens trabalhadores nos locais de trabalho, com seus sindicatos, as suas federações e a nossa central sindical, a CGTP-IN, porque “a luta continua!”