Em solidariedade com os trabalhadores da Lusa

13 de março de 2026

A Fenprof defende um serviço público de informação independente e, por isso, manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores da Lusa (Agência de Notícias de Portugal), em particular com os profissionais da redação que, no dia 12 de março, realizaram uma paralisação de quatro horas e promoveram ações públicas em Lisboa e no Porto em defesa da independência editorial da agência.

A Federação considera legítima e justificada a preocupação expressa pelos trabalhadores relativamente aos novos estatutos impostos pelo governo, que podem colocar em causa a autonomia e a isenção de uma instituição que desempenha um papel central no sistema informativo nacional. Num contexto em que a informação rigorosa, plural e independente é um pilar essencial da democracia, qualquer tentativa de condicionamento político ou institucional dos órgãos de comunicação social deve merecer a maior atenção e rejeição. A defesa de um serviço público de informação livre de pressões e instrumentalizações é uma causa que diz respeito a toda a sociedade.

Porque defender uma agência noticiosa pública independente é defender a democracia, a Fenprof sublinha que a credibilidade e a qualidade da informação são bens públicos que importa preservar.


Foto: Tiago Petinga/Lusa