Mensagem aos portugueses nas estradas de norte a sul (4/out)
04 de outubro de 2023
Na Semana Europeia dos Professores, as nove organizações sindicais inauguraram 12 painéis "Em Defesa da Escola Pública" que vão estar nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre outras, por A1, A8 ou A2, ao longo do 1.º período letivo.
O secretário-geral da Fenprof diz que estes cartazes são uma forma de agradecimento à população portuguesa que tem estado ao lado da luta dos professores, e reforçou a necessidade de o Orçamento do Estado para 2024 incluir verbas para dar solução aos problemas que afetam a Educação: "não tem que ter verbas para resolver tudo, mas tem que ter verbas para começar a resolver os problemas".
03 de outubro, 2023
Colocação de outdoors vias de circulação automóvel (4/out)
Na Semana Europeia dos Professores, a luta continua, agora com uma mensagem dirigida aos portugueses (4/out), que têm demonstrado compreensão para com as reivindicações dos educadores e dos professores e apoiado à sua luta. Desta vez, numa iniciativa que será apresentada em Viseu, a mensagem passará nas principais vias de circulação automóvel, com a colocação de outdoors.
O apoio dos portugueses à luta dos educadores e professores tem sido visível nas escolas, no contacto com os docentes e os seus sindicatos nos dias de luta, mas também em estudos de opinião que têm sido divulgados pela comunicação social. Compete, pois, aos educadores e professores continuarem a esclarecer os estudantes, as famílias e a população em geral sobre as razões da luta e quais as reivindicações que, se fossem satisfeitas, teriam um forte efeito no grave problema da falta de professores, mitigando-o e, em muitos casos, resolvendo-o. Textos que são entregues aos pais, encarregados de educação e portugueses em geral ou faixas e pendões com mensagens à porta das escolas têm sido os meios mais frequentemente utilizados.
Desta vez a mensagem passará nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, com a colocação de outdoors, que vão da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre outras, por A1, A8 ou A2, aí permanecendo ao longo do 1.º período letivo. A apresentação da iniciativa e seus objetivos será feita em Viseu, na Avenida Europa, junto a um dos outdoors (lado contrário ao Tribunal, um pouco adiante), no dia 4 de outubro (11h30).
Neste dia, nas escolas, os educadores e professores aprovarão tomadas de posição contendo as suas reivindicações que serão enviadas ao Ministério da Educação (ME). Em algumas escolas concentrar-se-ão, durante alguns minutos, junto à porta em sinal de protesto pela falta de respostas do ME/governo.