Centro de Documentação da Fenprof on-line (a partir de 30/abr)

30 de abril de 2024

Assinalando a comemoração do 41.º aniversário da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o 50.º aniversário do 25 de Abril, a Fenprof divulga plataforma digital de acesso ao seu Centro de Documentação. Renova-se e simplifica-se, desta forma, o acesso a vasta informação sobre Educação, Sindicalismo e, também, sobre a resistência e luta dos professores antes do 25 de Abril, através do espólio dos Grupos de Estudo do Pessoal Docente. A plataforma encontra-se disponível a partir de hoje (30/abr).

A Fenprof possui um Centro de Documentação com milhares de títulos, que é muito solicitado por educadores, professores e investigadores para projetos de investigação. Com um espólio sindical vastíssimo e centenas de documentos de relevante interesse profissional e pedagógico, a Federação decidiu renovar e simplificar o acesso à documentação existente, criando uma plataforma para requisição e consulta dos documentos.

Entre outros, destacam-se o historial da criação da Fenprof, bem como o espólio dos Grupos de Estudo do Pessoal Docente que tiveram particular importância antes do 25 de Abril, quando os sindicatos de trabalhadores da Administração Pública eram proibidos. Estes grupos de estudo foram o embrião dos sindicatos livres criados após a revolução dos Cravos. O espólio ficará disponível online, com todo o material praticamente digitalizado, a partir do dia 13 de maio.

No total, o Centro de Documentação constitui um vasto acervo documental com mais de oito mil registos, em que se destacam temas como Ciências da Educação, Sindicalismo Docente ou Mundo Laboral. Também poderão ser consultados documentos relativos a alguns dos processos negociais mais importantes desenvolvidos com as diversas equipas governativas da Educação, tais como documentos apresentados por ambas as partes. Estarão, ainda, disponíveis todos os exemplares do «Jornal da FENPROF» e muitos outros jornais sindicais, revistas temáticas…

Partilha